Skip to main content
SaúdeTeleconsulta

7 Maneiras de se despertar quando está cansado (sem envolver cafeína)

Exagerar na cafeína ou ingerir doses de açúcar não são as melhores alternativas para seu corpo

Descubra as melhores formas de se despertar quando está cansado, incluindo hábitos de vida, alimentos e bebidas que ajudam a melhorar seus níveis de energia.

Mesmo quem dorme bem pode ter noites difíceis e acordar com a sensação de que mal dormiu. Embora recorrer ao café possa ajudar a enfrentar esses dias complicados, essa não é a única opção. Desde borrifar água fria no rosto até exercícios de respiração, existem várias técnicas para impulsionar sua energia e afastar a sensação de sonolência matinal sem precisar de cafeína.

Pronto para encarar o dia sem depender da cafeína? A seguir, um especialista em sono compartilha maneiras simples e eficazes de se despertar quando está cansado, seja para reduzir o consumo de café ou apenas explorar outras estratégias saudáveis para aumentar a energia.

Leia também:  Dicas de ouro para conseguir dormir melhor.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

7 maneiras de se despertar quando está cansado

Aqui estão algumas opções para recuperar a energia quando tirar um cochilo ou tomar café não são alternativas viáveis.

Mergulho em água fria

Uma forma rápida de se despertar sem precisar de cafeína é tomar um banho gelado por um a três minutos. A exposição ao frio age como um choque positivo para o corpo, estimulando a circulação e aumentando a frequência cardíaca, o que melhora o estado de alerta.
E se a ideia de um banho gelado parecer intensa demais, é possível obter o mesmo efeito apenas borrifando o rosto com água fria

Mexa-se

Pode parecer contraditório, mas levantar e se exercitar quando está cansado pode ser exatamente o que você precisa. Superar a falta inicial de motivação já faz uma grande diferença. Movimentar o corpo sinaliza para suas células que precisa de mais energia, aumentando a produção de hormônios como a norepinefrina, que ajuda a sentir-se acordado e alerta, além de liberar endorfinas, substâncias que proporcionam bem-estar.
Não é necessário fazer muito para obter os benefícios. Subir e descer escadas algumas vezes já ajuda a elevar os níveis de energia. E se quiser se sentir revigorado, tente caminhar ao ar livre. Apenas 10 a 15 minutos de caminhada rápida podem fazer maravilhas.

Aproveite a luz do sol

Tomar um pouco de sol funciona como um impulso natural de energia para o corpo. Isso ocorre porque a exposição ao sol ajuda a regular o ritmo circadiano — o relógio biológico de 24 horas do corpo — que influencia quando nos sentimos mais acordados ou sonolentos. A luz solar também aumenta a vitamina D, associada ao aumento da energia.
Bastarão alguns minutos ao sol para sentir os benefícios. Não se esqueça de aplicar protetor solar para proteger a pele.

Socialize

Às vezes, passar um tempo de qualidade com amigos ou familiares é a melhor forma de se animar. Estar em contato com outras pessoas melhora o humor e ajuda a manter-se alerta. Se estiver com pouco tempo, uma ligação rápida ou uma conversa breve com um colega já fazem diferença.

Beba um copo d’água

Sentindo-se grogue? Pode ser desidratação. Quando o corpo está desidratado, o coração precisa trabalhar mais para bombear oxigênio para os órgãos e o cérebro, o que consome muita energia.
Por isso, mantenha-se hidratado ao longo do dia para evitar quedas de energia. A recomendação é beber de seis a oito copos de água por dia. Algumas dicas para se manter hidratado incluem:

  • Carregar uma garrafa reutilizável e reabastecê-la com frequência
  • Consumir alimentos ricos em água, como frutas e vegetais
  • Intercalar um copo de água entre xícaras de café ou outras bebidas

Coma um lanche

O corpo precisa de combustível para funcionar. Quando estiver sem energia, um lanche equilibrado pode proporcionar o impulso necessário sem causar oscilação nos níveis de energia. O ideal é combinar carboidratos, gorduras e proteínas: os carboidratos fornecem um aumento rápido de energia, enquanto as proteínas e gorduras ajudam a mantê-la por mais tempo.
Aqui estão algumas sugestões de lanches energéticos:

  • Iogurte grego desnatado com granola sem açúcar
  • Maçã com pasta de amendoim
  • Um punhado de nozes e frutas secas
  • Vegetais com homus ou guacamole

Manter uma alimentação rica em nutrientes e fazer refeições regulares ao longo do dia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de fome e cansaço.

Respire fundo

Enquanto a respiração profunda pode ajudar a relaxar, outras técnicas de respiração podem ser energizantes. Um exemplo é a “Respiração de Fole”, um exercício clássico do yoga que ativa o diafragma e envia sinais ao corpo para despertar. Essa técnica ajuda a aumentar a energia, limpar a mente e dissipar a névoa mental.
Para praticá-la:

  • Sente-se ereto e relaxe os ombros.
  • Mantenha a boca fechada e inspire rapidamente pelo nariz com respirações curtas (e expire rapidamente também). Tente fazer isso por cerca de 10 segundos.
  • Faça uma pausa de 15 a 30 segundos respirando normalmente.
  • Repita várias vezes.

O que não fazer quando está cansado

Quando a energia está baixa, é tentador recorrer a qualquer coisa que ofereça um impulso imediato. No entanto, essas soluções rápidas podem deixá-lo mais cansado a longo prazo. Aqui está o que evitar:

  1. Exagerar na cafeína
    Excesso de cafeína — ou qualquer estimulante que não seja recomendado por um profissional de saúde — pode afetar a frequência cardíaca, aumentar a pressão arterial e causar ansiedade. Além disso, compromete o sono, criando um ciclo vicioso de precisar de mais cafeína para se manter acordado durante o dia.

  2. Comer alimentos açucarados
    Quando estamos cansados e com fome, é comum recorrer a doces. Embora os carboidratos sejam necessários para se sentir energizado, o tipo de carboidrato importa. Alimentos açucarados, como doces e bolos, oferecem um aumento rápido de energia, mas a queda também vem rápido, deixando você ainda mais exausto.

 

Conclusão

É claro que uma xícara de café pode ajudar, mas não é preciso depender da cafeína para manter a energia durante o dia. Existem muitas formas naturais de aumentar os níveis de energia, especialmente quando aquela queda da tarde aparece. Atividades rápidas e energizantes — mesmo que durem menos de 10 minutos — podem ajudar a recuperar o foco e a disposição.

No final das contas, as melhores estratégias para manter energia e atenção de forma consistente são praticar exercícios diariamente e ter uma boa qualidade de sono.

Brasil Telemedicina

Autor Brasil Telemedicina

Mais artigos do Brasil Telemedicina


 















 
close-link