Skip to main content
SaúdeTeleconsulta

10 Sinais Precoces de Problemas na Tireoide

Reconhecer os sinais de alerta precoce de doenças da tireoide é o primeiro passo para chegar à causa raiz dos seus sintomas.

Sua tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta no centro do seu pescoço, responsável por produzir hormônios tireoidianos e controlar a forma como seu corpo usa energia – para funções como respiração, frequência cardíaca, digestão e até humor. Quando está funcionando regularmente, você não pensa muito nessa pequena glândula. Mas se ela começa a funcionar mal (ou seja, produzir hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente), pode causar uma série de efeitos em seu corpo – efeitos que muitas vezes servem como sinais de alerta precoce de problemas na tireoide.

Mudanças nos hormônios da tireoide podem causar uma série de sintomas sutis. Mas com o tempo, eles podem afetar sua saúde e qualidade de vida. Portanto, quanto mais cedo você puder identificá-los – e verificá-los e tratá-los – mais cedo você começará a se sentir melhor.

Quais sinais você deve observar? Aqui estão alguns dos sinais mais comuns de problemas na tireoide. Além disso, como você pode gerenciá-los.

Leia também: 10 dicas para aumentar sua imunidade no frio.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Tipos de problemas na tireoide

Uma série de questões diferentes pode fazer com que sua tireoide produza hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente. Quando isso acontece, você pode desenvolver um distúrbio da tireoide. Os problemas mais comuns incluem os seguintes:

  • Hipertireoidismo: produção excessiva de hormônios tireoidianos (que pode resultar de certas condições crônicas como a doença de Graves)
  • Hipotireoidismo: produção insuficiente de hormônios tireoidianos (que pode resultar de uma condição autoimune chamada doença de Hashimoto ou tireoidite linfocítica crônica)
  • Bócio: glândula tireoide aumentada
  • Tireoidite: quando sua tireoide está inchada
  • Nódulos tireoidianos: nódulos na glândula tireoide
  • Câncer de tireoide

10 sinais de alerta precoce de problemas na tireoide

Uma tireoide que está funcionando demais (ou de menos) pode causar sintomas em todo o corpo. Em geral, muito hormônio tireoidiano tende a acelerar certos processos corporais, enquanto pouco hormônio pode desacelerá-los.

Os sinais comuns (ou seja, sintomas potenciais de que sua tireoide está desregulada) incluem os seguintes:

  1. Mudanças de peso Ganho de peso inexplicável ou dificuldade para perder peso podem ser um sinal de alerta de hipotireoidismo ou doença de Hashimoto. Por outro lado, perda de peso inexplicável ou dificuldade em manter o peso podem sinalizar hipertireoidismo ou doença de Graves.
  2. Sensibilidade à temperatura Se você tem hipotireoidismo ou doença de Hashimoto, pode ter dificuldade em tolerar temperaturas frias ou frequentemente sentir frio (especialmente nas mãos e nos pés). Com hipertireoidismo ou doença de Graves, você pode sentir uma sensibilidade incomum ao calor ou rubor facial.
  3. Unhas quebradiças ou queda de cabelo Hipotireoidismo ou doença de Hashimoto podem deixar seu cabelo mais áspero e seco, ou até começar a afinar ou cair. Suas unhas também podem parecer quebradiças ou rachadas.
  4. Confusão mental e mudanças de humor Uma tireoide hipoativa pode dificultar a lembrança das coisas ou o pensamento claro. Você também pode se sentir inexplicavelmente triste ou deprimido. E se sua tireoide estiver hiperativa, você pode se sentir ansioso, nervoso ou irritado.
  5. Tremores Hipertireoidismo ou doença de Graves podem deixar suas mãos trêmulas ou inquietas. Você também pode sentir alguma fraqueza muscular.
  6. Alterações no sono ou fadiga Muitas pessoas com hipotireoidismo ou doença de Hashimoto se sentem lentas e cansadas, mesmo após uma boa noite de sono. Por outro lado, hipertireoidismo pode deixá-lo agitado ou até causar dificuldade para adormecer à noite.
  7. Problemas de visão Muitas pessoas com tireoide hiperativa percebem que seus olhos parecem salientes ou sentem-se secos e irritados. Problemas oculares também são um sintoma comum da doença de Graves.
  8. Problemas gastrointestinais Sua tireoide e a saúde intestinal estão intimamente conectadas, o que significa que flutuações nos hormônios tireoidianos podem mexer com seu estômago. Se sua tireoide está hipoativa, você pode sentir constipação ou inchaço. Se está hiperativa, você pode ter episódios de diarreia.
  9. Problemas cardíacos Se sua tireoide está hiperativa, você pode sentir palpitações cardíacas ou como se seu coração estivesse batendo mais rápido que o normal. Pessoas com tireoide hipoativa podem notar que a frequência cardíaca está mais lenta que o normal.
  10. Dor na glândula tireoide ou no pescoço Tireoidite, ou inflamação da tireoide causada por uma infecção, às vezes pode causar dor no pescoço que irradia para o maxilar ou ouvidos. E enquanto um bócio é tipicamente indolor, ele pode causar algum desconforto no pescoço se crescer o suficiente.

Os sintomas da tireoide são diferentes entre homens e mulheres?

As mulheres são de cinco a oito vezes mais propensas a desenvolver doenças da tireoide. Portanto, se as mulheres desenvolverem problemas na tireoide, elas podem ter mais sintomas, e mais específicos, do que os homens.

Problemas no ciclo menstrual estão no topo dessa lista. Tanto a produção excessiva quanto insuficiente de hormônios tireoidianos podem fazer com que seus períodos menstruais sejam mais leves ou mais intensos do que o normal, ou completamente irregulares. Em alguns casos, seus períodos menstruais podem parar completamente até que o problema da tireoide seja tratado.

Condições da tireoide não tratadas também podem causar sintomas semelhantes à menopausa. Junto com mudanças no período menstrual, você pode ter ondas de calor ou uma diminuição da libido.

Também podem haver desafios relacionados à gravidez. Como problemas na tireoide podem afetar seu período menstrual, eles podem tornar a ovulação menos previsível e, em última análise, dificultar a concepção. Para as pessoas grávidas, condições da tireoide não gerenciadas também podem levar à tireoidite após o parto, ou causar problemas de saúde para o bebê.

Como normalizar seus níveis de tireoide

Mudanças no estilo de vida e medicação podem ajudar a regular seus níveis de tireoide que estão muito altos ou baixos. A indicação de medicação dependerá do tipo de problema de tireoide que você tem e da gravidade dele. Algumas opções de tratamento incluem as seguintes:

Mudanças no estilo de vida

Casos leves de hipotireoidismo às vezes podem ser corrigidos apenas com hábitos saudáveis. Algumas estratégias que podem ajudar incluem:

  • Mudanças na dieta. Uma dieta saudável – pense em frutas e vegetais, grãos integrais, proteínas magras, laticínios com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis – pode apoiar a função saudável da tireoide. Em particular, uma dieta no estilo mediterrâneo está associada a taxas mais baixas de doenças da tireoide. Algumas pesquisas também observaram os benefícios de comer alimentos ricos em iodo (encontrados em algas, peixes, laticínios e ovos) e selênio (encontrados em peixes, aves, carne bovina e castanha do Pará), que podem apoiar a saúde da tireoide.
  • Exercício: Pesquisas sugerem que a movimentação regular pode ajudar a dar um impulso à sua tireoide. Um estudo feito nos Estados Unidos em Outubro de 2018 (no Archives of Endocrinology and Metabolism) descobriu que mulheres com hipotireoidismo que se envolveram em 60 minutos de atividade aeróbica três vezes por semana durante 16 semanas tiveram uma melhora na função tireoidiana, juntamente com melhora na saúde mental e emocional.
  • Sono: Dormir a quantidade ideal de horas (7 a 8 horas) está associado a níveis mais saudáveis de hormônios tireoidianos.

Medicamentos

Os medicamentos são geralmente necessários para tratar uma tireoide hiperativa, mas podem ser necessários para uma tireoide hipoativa se as mudanças no estilo de vida não tiverem melhorado seus níveis após vários meses.

Hipertireoidismo ou doença de Graves podem ser tratados com alguns medicamentos, que podem parar ou reduzir significativamente a produção de hormônios tireoidianos, consulte o Médico 24hs para saber quais são os medicamentos recomendados.
Hipotireoidismo e doença de Hashimoto podem ser tratados com medicamentos de reposição hormonal – com hormônio sintético que imita o hormônio natural que sua tireoide não produz, para reduzir ou eliminar seus sintomas. Consulte seu médico agendando uma consulta neste link para tirar suas dúvidas e encontrar o melhor tratamento.

Cirurgia

Em casos graves de hipertireoidismo, seu médico pode recomendar a remoção de sua glândula tireoide. Nesse caso, você provavelmente precisará tomar medicação tireoidiana sintética como levotiroxina para garantir que você esteja recebendo a quantidade certa de hormônio tireoidiano.

Como verificar sua glândula tireoide

A única maneira de saber com certeza se você tem uma tireoide hipoativa ou hiperativa é medir os níveis de hormônios tireoidianos. Isso significa que, se você estiver tendo sintomas que acha que estão relacionados à tireoide, informe seu médico. Um simples exame de sangue pode determinar a função da sua tireoide e ajudar seu médico a diagnosticar corretamente.

Dito isso, protuberâncias ou caroços perto da sua tireoide (localizada no centro do seu pescoço, logo acima da clavícula) também podem ser um sinal de uma glândula tireoide aumentada, um nódulo tireoidiano ou, em casos raros, câncer de tireoide. Para fazer uma verificação rápida, olhe no espelho enquanto toma um gole de água com a cabeça ligeiramente inclinada para trás. Se você notar uma protuberância ou saliência ao engolir, isso pode ser um sinal de crescimento ou aumento da tireoide.

Quando procurar um médico

Se você passou mais de uma semana ou duas com sintomas inexplicáveis que podem estar relacionados à tireoide, informe seu médico. A maioria das condições da tireoide são fáceis de gerenciar com o tratamento adequado, mas deixá-las passar despercebidas pode potencialmente levar a problemas de saúde sérios.

Você também deve procurar atenção médica para sintomas graves como batimento cardíaco acelerado, febre alta, confusão ou agitação, diarreia ou perda de consciência. Esses podem ser sinais de tireotoxicose (ou seja, toxicidade da tireoide), ou níveis perigosamente altos de hormônio tireoidiano. Agende sua consulta com o Médico 24hs e solicite os exames necessários para o tratamento ideal, sua saúde é seu bem mais valioso.