Skip to main content
SaúdeTeleconsulta

O problema intestinal que você pode estar confundindo com intolerância ao Glúten

De acordo com pesquisa, 51% das pessoas com alguma sensibilidade intestinal podem ter intolerância aos frutanos

É comum pensar que se tem intolerância ao glúten (ou seja, dificuldade de digerir corretamente a proteína do glúten) ao sentir inchaço, gases e mal-estar após comer um simples pedaço de pão. Mas existe outra sensibilidade alimentar menos conhecida que pode estar por trás desses sintomas digestivos.

Estamos falando da intolerância aos frutanos — a dificuldade de digerir corretamente moléculas de açúcar (frutose) presentes em certos carboidratos como frutas, vegetais e grãos. Profissionais da saúde explicam que a maioria das pessoas nem sabe que isso existe.

Assim como o glúten, a exposição aos frutanos pode causar problemas digestivos em quem tem sensibilidade. Porém, essas intolerâncias são bem diferentes, o que também muda o tipo de tratamento. Para entender melhor, conversamos com dois gastroenterologistas e uma nutricionista.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

O que é intolerância aos frutanos?

Frutano é um tipo de carboidrato complexo formado por cadeias de frutose (um tipo de açúcar). Eles estão presentes em alimentos como trigo, cebola, alho, cevada, couve-de-bruxelas, repolho, brócolis, pistache e alcachofra — sendo encontrados em maior concentração nesses itens.

Esses frutanos podem ser difíceis de digerir se você não tiver uma quantidade suficiente de uma enzima chamada alfa-galactosidase. Essa enzima acelera reações químicas no corpo, ajudando na digestão dos frutanos. Sem ela, os frutanos permanecem intactos no intestino e chegam ao cólon, onde fermentam e causam sintomas.

Entre os sinais mais comuns estão gases, inchaço, diarreia, dor abdominal e uma sensação urgente de ir ao banheiro — sintomas parecidos com os da síndrome do intestino irritável (SII), intolerância ao glúten ou à lactose.

Essa intolerância também pode estar associada a outras condições intestinais, como o supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO). Isso porque, quando o “solo” do intestino está desequilibrado, o “jardim” todo sofre.

Por que é confundida com intolerância ao glúten?

Como o glúten, os frutanos estão presentes no trigo, na cevada e no centeio. Por isso, muitas pessoas confundem os sintomas e acreditam que têm intolerância ao glúten, quando na verdade podem reagir aos frutanos.

Além disso, os testes para identificar ambas as condições não são tão precisos. Por isso, médicos costumam indicar dietas de exclusão para investigar a real causa dos sintomas.

Estudos indicam que até 51% das pessoas com SII também apresentam sensibilidade alimentar — incluindo intolerância aos frutanos.

5 formas de tratar a intolerância aos frutanos

Com algumas mudanças simples na alimentação e orientação médica, é possível identificar e controlar essa condição.

1. Siga uma dieta com baixo teor de FODMAPs

FODMAPs (acrônimo em inglês que representa um grupo de carboidratos de difícil digestão) são carboidratos fermentáveis que incluem os frutanos. A dieta com baixo FODMAP ajuda a reduzir os sintomas. Alimentos a evitar:

  • Maçã

  • Alho

  • Feijão

  • Aspargos

  • Camomila

  • Cebola

2. Mantenha um diário alimentar

Anotar o que você come e como se sente depois de cada refeição ajuda a identificar quais alimentos desencadeiam os sintomas. Pode ser em um aplicativo, caderno ou bloco de notas no celular.

3. Reintroduza alimentos gradualmente

Após 4 a 6 semanas comendo alimentos com baixo FODMAP, é possível reintroduzir gradualmente os que foram excluídos, observando como o corpo reage. Em pequenas quantidades, muitos pacientes toleram bem os frutanos.

4. Reduza alimentos ultraprocessados

Além dos frutanos, aditivos presentes em alimentos processados — como corantes, conservantes e espessantes — também podem causar gases e inchaço. Foque em alimentos naturais e minimamente processados.

5. Considere probióticos ou enzimas digestivas

Probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal, podendo aliviar os sintomas. Já enzimas como a alfa-galactosidase (presente em suplementos como Digest Gold™ da Enzymedica) podem auxiliar na digestão de alimentos ricos em frutanos.

Quando procurar um profissional de saúde

Não existe um exame padronizado para diagnosticar a intolerância aos frutanos, mas o teste de hidrogênio expirado pode ser útil. Ele mede o nível de gás hidrogênio na respiração, indicativo de má digestão.

Se inchaço, gases, prisão de ventre ou diarreia atrapalham sua rotina, é hora de procurar ajuda médica. Esses sintomas não são normais, e um profissional poderá avaliar seu caso com precisão e indicar o melhor caminho para recuperar sua saúde intestinal.

Brasil Telemedicina

Autor Brasil Telemedicina

Mais artigos do Brasil Telemedicina


 















 
close-link