Uma pinta cabeluda pode parecer preocupante, mas é perigosa?
Pintas – também chamadas de sinais de beleza pelas atrizes de Hollywood – são completamente naturais. Até hoje, as pessoas desenham pintas no rosto como parte da sua rotina de maquiagem, para adicionar um pouco de singularidade e charme ao seu visual. Sardas naturais, no entanto, são crescimentos na pele que podem aparecer já na infância e durar até a idade adulta. Geralmente são pequenos pontos de cor escura que aparecem em qualquer lugar da pele e, frequentemente, são inofensivos. Mas o que significa se sua pinta cresce pelos?
Uma pinta cabeluda pode parecer preocupante, mas é perigosa? Nossos dermatologistas explicam por que as pintas crescem pelos, o que isso pode significar e os sinais de que sua pinta precisa ser examinada.
Leia também: Conheça os tipos mais comuns de doenças de pele
Primeiro, o que são pintas, exatamente?
Pintas são simplesmente agrupamentos de células na pele conhecidas como Melanócitos. A maioria das pessoas tem de 10 a 45 pintas crescendo na pele durante a infância e adolescência. Algumas dessas pintas podem permanecer ao longo do tempo, enquanto outras podem desaparecer.
Essas células são responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele. É normal ter várias coleções de pintas que se desenvolvem precocemente na vida.
Pintas podem literalmente crescer em qualquer lugar – nos braços, rosto, orelhas, nariz, etc. Geralmente, elas não são motivo de preocupação, mas em casos raros, as pintas (incluindo as cabeludas) podem se tornar cancerígenas. Continue lendo para conhecer os sinais a serem observados.
Por que crescem pelos em algumas pintas?
Pintas podem ser sem pelos ou cabeludas, geralmente dependendo de onde no corpo elas se desenvolvem. Se uma pinta estiver sobre um folículo piloso, os pelos crescerão mais rápido a partir da pinta — semelhante ao que acontece quando há pelo em uma espinha.
Pintas são estruturas normais dentro da nossa pele e normalmente não impedem outras estruturas na pele. Assim, pintas em áreas normais com pelos (que são a maioria das áreas do corpo, exceto palmas das mãos e plantas dos pés) podem crescer pelos.
Pintas cabeludas são um sinal de câncer?
Não entre em pânico: uma pinta cabeluda não significa automaticamente que seja cancerígena. Muitas pessoas pensam imediatamente que isso significa melanoma (um tipo de câncer de pele), mas o melanoma representa apenas 1% dos cânceres de pele.
Geralmente, um pelo dentro de uma pinta de aparência normal não é um sinal de câncer. Sinais de uma pinta “normal” incluem o seguinte:
- Cor uniforme — marrom, bronzeada ou preta
- Formato redondo ou ovalado
- Seja plana na pele ou elevada
- Menos de seis milímetros de diâmetro
A maioria das pintas é inofensiva e tende a permanecer assim. Mesmo assim, é importante saber como o câncer de pele se parece.
Sinais comuns de melanoma dentro de uma pinta incluem o seguinte:
- Formato ou borda irregular ou desigual
- Diferenças na cor (como se tivesse mudado de bronzeado para marrom ou preto)
- Escurecimento dentro de uma pinta (apenas uma parte dela fica marrom escuro ou preta)
- Alteração no tamanho da pinta
Se notar quaisquer mudanças em suas pintas ou tiver preocupações com novas pintas que surgiram, converse com seu médico dermatologista para garantir que suas pintas sejam benignas.
Como remover pintas cabeludas?
Os pelos que crescem das pintas podem ser facilmente raspados, depilados ou arrancados. (apenas certifique-se de que o método que você usa seja gentil o suficiente para não ferir a pele.) E para remover completamente a pinta em si, ela precisa ser cortada. A remoção de pintas é um procedimento rápido feito por um dermatologista — seja por razões estéticas ou para verificar se uma pinta é cancerígena.
Em geral, as pintas não precisam ser removidas, mas se os pelos estiverem te incomodando, removê-los não representa nenhum risco inerente. Porém, um método que você não deve tentar para remover pelos das pintas é o tratamento a laser.
Tratamentos como a depilação a laser devem ser evitados sobre as pintas, pois o laser pode ter dificuldade em localizar energia no folículo piloso, em vez de atingir o pigmento dentro da pinta. Basicamente, em vez de se livrar dos pelos, o tratamento a laser pode causar descoloração e piorar a aparência da pinta.
Quando procurar um médico
Em geral, você deve consultar um dermatologista se tiver novas pintas ou se as já existentes crescerem ou mudarem de aparência. Embora seja normal que pintas apareçam durante a infância, você deve desenvolver menos novas pintas conforme envelhece. Novas pintas após os 30 anos podem ser inofensivas, mas provavelmente devem ser examinadas por seu médico.
No final das contas, a maioria das pintas é inofensiva, mas é melhor prevenir do que remediar. Se você nunca fez um exame de rotina da pele com um dermatologista, agora pode ser a hora de fazer. Agende uma consulta pelo Médico 24hs e fale com um especialista. Eles podem informar com que frequência você deve comparecer para exames e se suas marcas de beleza são motivo de preocupação.
Por que os pelos crescem mais grossos nas pintas?
As pintas não interrompem ou prejudicam outras estruturas em nossa pele (ou seja, nossos folículos pilosos). Então, quando uma pinta começa a se desenvolver em raízes de cabelo forte — como nos braços ou queixo — fios de cabelo grossos e ásperos podem começar a crescer pela pinta. É por isso que pintas nos braços ou pernas têm pelos mais grossos crescendo nelas do que aquelas nas bochechas onde crescem pelos mais finos.
Por que crescem pelos estranhos das pintas?
Embora não sejam necessariamente “estranhos”, existem diferentes tipos de pelos que podem crescer das pintas. E cada pelo de pinta pode parecer diferente do outro, dependendo de onde está localizado no seu corpo. Por exemplo, você pode ter pelos brancos ou grisalhos crescendo perto da linha do cabelo ou no queixo, especialmente se estiver ficando grisalho em outras partes do corpo. pelos pretos, marrons, cacheados ou ásperos também podem aparecer em outros pontos do corpo, especialmente se o pelo do seu corpo já for naturalmente assim.
Realizar exames regulares da pele pode ajudar na detecção precoce de problemas e garantir sua saúde dermatológica.
No Médico 24hs você tem a disposição diversos médicos especialistas, inclusive Dermatologistas extremamente qualificados para atendê-lo online, sem sair de casa e sem a necessidade de um plano de saúde.