Skip to main content
SaúdeTeleconsulta

Antidepressivos: Seguros a longo prazo ou um risco desconhecido?

Por 21/02/2024fevereiro 28th, 2024Sem comentários
Uso prolongado de antidepressivos, risco ou seguro?

Descubra a verdade sobre o uso de antidepressivos a longo prazo.

Neste artigo exploramos os benefícios, riscos e efeitos colaterais. Saiba mais sobre a segurança a longo prazo, a neuroplasticidade e tome uma decisão assertiva com seu médico. Conheça alternativas e considere se é hora de interromper o uso. Por fim, consulte um médico especialista de forma conveniente e segura, sem a necessidade de um plano de saúde.

Leia também:  Sintomas físicos e psicológicos da Ansiedade.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Se você toma um antidepressivo há anos, pode se tornar apenas mais um ritual diário, ou pode parecer tão essencial quanto respirar ou comer, pois ajuda a gerenciar a depressão ou alguma outra condição, como ansiedade, dor crônica ou insônia. Ou seja, você iniciou sua prescrição inicial por um bom motivo.

No entanto, ao engolir esse comprimido dia após dia, ano após ano, você pode se perguntar sobre os efeitos colaterais a longo prazo. Algumas mudanças, como um aumento no peso ou uma diminuição no libido, são bastante conhecidas, e você pode tê-las percebido logo após o início da prescrição. Outros efeitos colaterais comuns são problemas gastrointestinais (como diarreia e náuseas) e sonolência. Mas atualmente ainda sabemos muito pouco sobre os efeitos a longo prazo dos antidepressivos.

Sem evidências de danos a longo prazo

Recentemente muitas pessoas têm perguntado se é seguro tomar antidepressivo por muitos anos, até mesmo a vida toda, e se os médicos recomendam a retirada desses medicamentos após um determinado período de uso contínuo.

No entanto, há indivíduos que simplesmente não produzem o suficiente de sua própria serotonina, o hormônio em seus cérebros, para se sentirem normais e bem. Assim, precisam desse pequeno auxílio extra para manter o equilíbrio neuro-hormonal correto.

Não encontramos estudos que indiquem que o uso prolongado de antidepressivos tenha um efeito negativo nas pessoas. Também não vimos nenhuma evidência de que cause prejuízos.

Existem estudos específicos, como uma revisão de Outubro de 2021 na Experimental and Therapeutic Medicine, que indicam que os antidepressivos podem melhorar o que é chamado de neuroplasticidade, ou a capacidade do cérebro de aprender e crescer. Isso significa que alguns medicamentos antidepressivos podem ajudar a combater o declínio cognitivo.

Questionamo-nos se o benefício de permanecer em um antidepressivo por muito tempo poderia superar qualquer risco potencial. Essa é uma pergunta muito comum. E, infelizmente, não há uma resposta única para todos.

A resposta curta é que é uma decisão complicada. E é uma decisão que cada indivíduo deve tomar em conjunto com seu médico.

Cada pessoa é única

As pessoas usam antidepressivos por muitas razões diferentes. Chamamos de antidepressivos porque, tradicionalmente, eram usados para tratar a depressão, mas agora essa família de medicamentos também é usada para tratar coisas como ansiedade, TDAH e certos distúrbios alimentares.

Durante a consulta com o paciente sempre que falamos sobre um medicamento, sempre mencionamos os riscos e benefícios. Dito isso, se você está procurando algo mais objetivo, em estudos de pesquisa, não houve evidências consistentes de que antidepressivos causem danos quando usados por um longo tempo. É preciso analisar cada estudo individualmente, mas não chegamos a um consenso onde possamos concluir que são prejudiciais.

Efeitos colaterais comuns a longo prazo

Alguns dos efeitos colaterais comuns com o uso prolongado de antidepressivos incluem ganho de peso, disfunção sexual, alterações no libido e perturbações de humor. Pode causar mais depressão ou mais ansiedade se não for adequado para você, essencialmente.

Por exemplo, digamos que você use o Prozac. Se não funcionar, talvez descubra que o Effexor é melhor para você, e você pode ter menos efeitos colaterais a longo prazo. Isso é algo que seus médicos estão bem cientes. A tentativa e erro é a única maneira de minimizar esses efeitos colaterais a longo prazo.

Para algumas pessoas com depressão mais grave, sim, os medicamentos devem ser utilizados, mas para muitas pessoas, o exercício físico pode ser uma forma ainda melhor de tratamento. Do ponto de vista médico, aumenta algo chamado fator neurotrófico derivado do cérebro, que é uma espécie de proteína profunda que afeta você geneticamente. Pode levar de seis a oito semanas para que essa proteína aumente e tenha um efeito benéfico. Nesse ínterim, os ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) podem fornecer um impulso, dando a você a motivação e disciplina para se exercitar regularmente e ficar saudável. Nesse ponto, você pode ser capaz de parar de tomar a medicação, ainda com um acompanhamento médico.

Realmente não é uma ciência perfeita e cada caso tem sua particularidade.

Uso prolongado com segurança

Podemos concluir que é seguro usar antidepressivos a longo prazo, desde que respeitando as indicações médicas para seu caso. Embora existam efeitos colaterais conhecidos a curto prazo, como ganho de peso ou alterações no desejo sexual, não há pesquisas que apontem para danos pelo uso prolongado.

Portanto, se os antidepressivos estão ajudando você a gerenciar uma condição de saúde mental, não há risco à saúde – e, na verdade, muito a ganhar – em continuar com eles.

Se você estiver curioso se os sintomas e a condição que inicialmente o levaram a tomar antidepressivos podem ser mais gerenciáveis agora do que no passado, entre em contato com seu médico de preferência. Ele pode ajudar a avaliar os benefícios e riscos dessa decisão e aconselhá-lo sobre como interromper o uso do medicamento com segurança, se decidir que é a melhor escolha.

Agora você consegue consultar com um médico especialista direto da sua casa, pelo seu celular ou computador, sem precisar ter um plano de saúde. Clique neste link aqui e agende conforme sua disponibilidade. Será um prazer atendê-lo!