Skip to main content
SaúdeTeleconsulta

Batimentos cardíacos ou palpitações: quando preocupar-se e como cuidar

Por 28/02/2024março 1st, 2024Sem comentários
batimentos cardiacos ou palpitacoes - quando se preocupar

O que seu corpo está tentando dizer quando você sente os batimentos cardíacos?

Na maior parte das vezes, as palpitações cardíacas – batimentos cardíacos rápidos, vibrantes ou fortes – são simplesmente parte da experiência de viver em um corpo humano. Mas como saber se algo está errado, ou se você apenas precisa respirar fundo? Neste artigo veremos o que os cardiologistas explicam sobre quando é “normal” sentir os batimentos cardíacos, o que isso significa, e sinais que sugerem que você deve procurar um médico.

Leia também:  Sintomas físicos e psicológicos da Ansiedade. 

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Sintomas relacionados ao coração podem ser um pouco angustiantes, não é mesmo? Seja ao se acalmar após uma partida de tênis ou ao sentir o coração acelerado à noite ao deitar, aquela batida no peito (ou em qualquer outra parte do corpo!) pode facilmente levar a pesquisas ansiosas no Google.

É normal sentir os batimentos cardíacos…

 

Durante os exercícios?

Parece que ouvir seu coração quando está na academia não é apenas comum, mas esperado – especialmente se você perceber isso durante o pico do seu treino. Sua frequência cardíaca normalmente aumenta quando você está se exercitando intensamente: seus músculos precisam de mais oxigênio, o que significa que seu coração baterá mais rápido para bombear seu sangue através das veias e entregá-lo. O resultado? Você é mais propenso a notar uma certa quantidade de batidas no peito.

No entanto, se outros sintomas aparecerem – dor no peito, falta de ar, tontura, desmaio ou se você ainda estiver sentindo/ouvindo seu coração depois de terminar o exercício, recomendamos conversar com seu médico. Agende uma consulta com um de nossos Cardiologistas apenas com seu computador ou celular, sem precisar de um plano de saúde clicando aqui.

 

Enquanto deitado ou descansando?

Se você já se deitou na cama e começou a sentir seu coração acelerado, saiba que isso não é necessariamente motivo de preocupação. É normal sentir seu coração enquanto descansa se isso durar de alguns segundos a minutos. Não há grandes preocupações com sua saúde se isso acontecer.

Entretanto, diversas causas podem estar por trás disso, incluindo estresse, ansiedade, desidratação, aumento do consumo de bebidas estimulantes (cafeína, por exemplo), níveis anormais de hormônios tireoidianos e anemia.

Outro ponto importante a observar é a posição em que você dorme. Dormir com uma postura curvada ou enrolada de lado pode aumentar a pressão interna, levando a palpitações, mesmo que seja a posição mais confortável.

Mas quando procurar um médico? Se você notar isso acontecendo várias vezes ao dia, em vários dias consecutivos, ou por mais de alguns minutos, vá até o portal do paciente para marcar uma consulta com Cardiologista.

 

O que causa palpitações cardíacas e arritmias?

Há várias coisas que podem fazer seu coração bater forte no peito (ou no estômago ou ouvidos) de maneira desconcertante. As mais comuns são apneia do sono, ansiedade ou estresse, depressão, desidratação, desequilíbrios eletrolíticos, pílulas dietéticas, descongestionantes nasais com pseudoefedrina, nicotina, álcool e cafeína.

As arritmias podem ser mais prováveis se seus sintomas ocorrerem com frequência. Nesse caso, seu médico pode falar sobre testes adicionais e tratamento.

Os desequilíbrios eletrolíticos (níveis de eletrólitos muito acima ou muito abaixo do normal) mais comuns que podem levar a palpitações e arritmias estão relacionados ao magnésio e ao potássio. Para saber se este é o seu caso, consulte o médico e peça um exame de sangue para avaliar os níveis atuais. Se for o caso, alguns lanches ricos em magnésio incluem mix de castanhas, torradas de abacate (as famosas avocado toasts) e chocolate amargo. Para obter potássio suficiente, não se esqueça de bananas, edamame e batatas doces.

 

E se você sempre ouve seu coração?

Nem todo mundo tem um intervalo para não ouvir seu coração bater. Se um indivíduo ouve seu coração sem esforço, isso pode ser um sinal de zumbido pulsátil. O zumbido pulsátil é uma forma rara de zumbido que faz as pessoas ouvirem seu pulso na orelha. O som pode ser alto ou suave, e acontecerá no ritmo do seu coração.

O zumbido pulsátil pode ser devido a várias razões; a maioria delas é bastante benigna, outras potencialmente perigosas. Nesse caso, a melhor aposta é – você adivinhou – consultar seu médico. Caso precise passar com um clínico geral de emergência, entre aqui no Plantão 24 horas e faça o cadastro para ser atendido. Somos uma equipe preparada para tirar suas dúvidas e atendê-lo com a atenção e respeito que você merece!