Skip to main content
Saúde

Por que você deve fazer check-up no final do ano?

Fazer um check-up médico é a melhor maneira de conseguir se prevenir contra o aparecimento de doenças, além de conseguir fazer o diagnóstico logo no início.

Você sabia que grande parte das mortes que são ocasionadas pelas doenças crônicas podem ser evitadas caso sejam identificadas e tratadas durante o check-up anual?

Isso porque, existem doenças que não possuem sintomas, e outras que manifestam os sintomas apenas quando estão em estágios mais avançados. Essas doenças requerem um acompanhamento médico e exames contínuos, para manter a saúde do paciente.

Muitos dos exames que são realizados no check-up são solicitados uma vez ao ano, por conta disso, se torna essencial realizar esse acompanhamento, para trazer mais qualidade de vida e preservar a saúde.

Fazer esse check-up no final do ano pode ser a melhor estratégia de cuidado com a sua saúde, e se você deseja entender melhor sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!

Leia também: As 10 principais doenças da terceita idade

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Check-up médico é realmente necessário?

Existem muitas doenças graves que podem ser diagnosticadas ainda no check-up médico. Isso porque, durante os exames, caso apareçam algumas alterações no organismo, é possível investigar com mais detalhes se existe algo que não está funcionando corretamente.

Com isso, os exames preventivos são realizados todos os anos, principalmente quando os médicos e especialistas suspeitam de algum tipo de sintoma ou quando o paciente não se sente bem.

Os exames também devem ser feitos por pacientes que possuem histórico de determinadas doenças na família, ou possuem predisposição do aparecimento de alguma condição.

Esses exames feitos no check-up são essenciais para garantir qualidade de vida e preservar a saúde dos indivíduos, ajudando a identificar possíveis doenças, iniciar o tratamento o quanto antes para que não se agrave.

No final do ano é uma excelente período para fazer esses exames, afinal, a rotina de trabalho acaba sendo uma das dificuldades para que o checkup seja feito em outros meses.

Principais motivos para realizar o check-up no final no ano

  • Prevenir o aparecimento de doenças

    Não são todas as vezes em que o nosso corpo envia sinais e sintomas de que não está funcionando corretamente. Existem muitas doenças que são assintomáticas, ou seja, significa que não possuem sintomas aparentes.

    Por conta disso, o acompanhamento médico se torna essencial. Para todos os tipos de doenças, o tratamento se torna mais eficaz quando iniciado rapidamente. Por isso, prevenir é sempre a melhor opção.

    É válido lembrar que o médico é o responsável por avaliar a necessidade de solicitar outros exames que sejam mais específicos de acordo com a situação do paciente, podendo encaminhar também para um especialista.

  • Priorizar a saúde

    Fazer um check-up no final do ano significa priorizar a sua saúde, afinal, ela é o seu maior bem.

    Ter consciência e saber a importância do cuidado com o seu corpo é um dos maiores motivos para realizar o check-up. Isso faz com que você consiga reduzir o estresse, a ansiedade, evita deixar planos de lado e alcançar os seus objetivos pessoais.

  • Histórico de saúde familiar

    Outro motivo para realizar o check-up no final do ano é conhecer o histórico familiar, e com isso, prevenir e detectar as doenças de maneira antecipada.

    Os pacientes que possuem histórico de doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e outras possuem chances maiores de também desenvolver essas doenças.

    Por conta disso, as avaliações e cuidados devem começar o quanto antes, e o check-up pode te ajudar com isso.

  • Cuidado redobrado com a saúde da mulher

    Além dos exames que são considerados de rotina, as mulheres precisam de um cuidado redobrado com as especificidades que o seu corpo possui. O sistema reprodutor é sempre o que mais gera preocupações.

    Por conta disso, alguns exames como o preventivo devem ser realizados todos os anos, para identificar as possíveis alterações no colo do útero. Já o ultrassom avalia os órgãos da pelve.

    Outros exames também podem ser solicitados para avaliar alterações em outras regiões do corpo, principalmente em mulheres que possuem histórico de doenças na família.

    Esses exames são feitos de maneira bem rápida, segura e ágil, exigindo um preparo simples que não afeta a rotina das pessoas.

  • Idade

    Outro motivo para fazer o check-up no final do ano é a idade, principalmente se você possui mais de 40 anos. Isso porque, conforme os anos passam, o nosso corpo sofre alterações, onde o sistema imunológico fica mais sensível, o corpo se recupera de maneira mais lenta e o desenvolvimento de doenças é mais propenso.

    Dependendo da idade do paciente, o ideal é sempre escolher um especialista, onde o foco do médico é prevenir e tratar doenças que estão associadas ao envelhecimento do corpo.

Quem deve realizar o check-up?

Os exames feitos no check-up devem ser realizados por pessoas do sexo masculino e feminino, independente da idade, como uma maneira de prevenir e aumentar os cuidados com a saúde.

Existem muitos exames que são direcionados e pessoas dependendo da idade, com as doenças comuns para mulheres e homens e também com a fase da vida em que se encontram.

A lista com os exames solicitados é feita por um médico, indicando quais os mais recomendados para o paciente, levando em consideração fatores como a rotina, a idade, antecedentes de saúde, visão do médico e outros.

O check-up no final do ano é feito para indicar o caminho da saúde, entendendo se tudo está de acordo com o previsto ou se existem alguns alertas para o organismo.

Exames mais comuns do check-up

Dentre os exames mais comuns que são solicitados no check-up, podemos citar o de glicose, hemograma, urina, imagem, fezes, esforço físico e muito mais, para saber como está a saúde do paciente. Conheça alguns deles a seguir!

  • Fezes e urina

    Um dos exames mais comuns que são solicitados no check-up são os exames de fezes e urina, para indicar o funcionamento do organismo e também se existem problemas de saúde.

    Para esses exames, as amostras são colhidas pelo próprio paciente de acordo com as orientações, utilizando recipientes esterilizados e adequados para isso. O exame de urina pode mostrar problemas no trato urinário ou nos rins, além de diabetes e anemia.

    Já o exame de fezes ajuda a diagnosticar problemas no estômago, identificar câncer ou doenças no intestino.

  • Hemograma

    O hemograma é um dos exames mais pedidos, e também um dos mais básicos, que todo check-up possui. Ele funciona como um mapa, mostrando todo o funcionamento do organismo do paciente, e é feito a partir de uma amostra de sangue colhida.

    Esse exame também é feito com o objetivo de indicar como está o andamento de determinado tratamento que o paciente esteja realizando, analisando os índices e os componentes do sangue.

    Através do hemograma é possível observar os níveis de colesterol, glicose, triglicérides e outros, avaliando também as funções dos órgãos e apontando possíveis doenças como diabetes, infecção urinária e anemia.

  • Ecocardiograma e eletrocardiograma

    Esses exames são realizados no check-up para observar como está a saúde do coração, e são solicitados principalmente para pacientes que possuem mais de 40 anos ou em situações específicas.

    Eles podem ser usados para investigar doenças como insuficiência cardíaca, taquicardias, arritmias, problemas no pericárdio e acompanhar a saúde do paciente.

  • Mamografia

    A mamografia é um exame realizado no check-up de mulheres, e funciona como um teste para detectar calcificações na região, que podem gerar tumores ou detectar câncer de mama.

    A indicação é que a mamografia seja feita todos os anos por mulheres com mais de 40 anos. Para quem possui histórico dessa doença na família, é indicado realizar a partir dos 35 anos.

  • Teste de esforço

    O teste de esforço, ou avaliação ergométrica, é um exame feito no check-up com o objetivo de identificar possíveis alterações no ritmo do coração, que podem ser geradas por esforço. Consiste na provocação máxima da potência física do paciente com supervisão.

  • Dosagem de PSA

    Esse exame é específico no check-up dos homens, e possui objetivo de avaliar a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). Ele é feito para fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de ser usado para acompanhar a doença no período pós tratamento.

  • Papanicolau

    O papanicolau, também conhecido como preventivo, é feito no check-up de mulheres. Esse exame possui objetivo de detectar possíveis infecções bacterianas, virais e fúngicas.

    Ele também permite observar como estão as células do colo do útero, analisando se possui alguma formação maligna na região. Mulheres com mais de 18 anos possuem indicação de fazê-lo.

Concluindo

Como pudemos observar, realizar o check-up no final do ano é muito importante para garantir qualidade de vida e bem estar. Por conta disso, é necessário que o acompanhamento médico seja feito para que os exames sejam solicitados.

Essa é uma das melhores maneiras de cuidar da própria saúde, prevenir o aparecimento de doenças e garantir mais eficácia durante o tratamento de alguns problemas de saúde. Os exames são solicitados pelo médico responsável e feitos em clínicas e laboratórios de confiança.

Se você deseja cuidar mais da sua saúde, fazendo um check-up remoto, agende agora mesmo com um clínico geral ou se tiver um problema pontual utilize o plantão médico 24h!

Marketing Brasil Telemedicina

Autor Marketing Brasil Telemedicina

Mais artigos do Marketing Brasil Telemedicina