Skip to main content
Saúde FemininaTeleconsulta

Saúde Feminina: Março Lilás e os principais exames para cada faixa etária

Considerado o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras, o câncer de colo do útero pode ser prevenido com exames anuais.

Em meio às demandas da vida cotidiana, a saúde muitas vezes fica em segundo plano. No entanto, cuidar da saúde deve ser uma prioridade, e uma maneira fundamental de fazer isso é por meio do check-up anual. Este exame regular não só ajuda a detectar problemas de saúde precocemente, mas também desempenha um papel vital na prevenção de doenças graves. Vamos explorar por que o check-up anual é tão importante e quais exames as mulheres devem considerar, de acordo com suas idades.

Leia também:  Conheça 6 doenças que atingem apenas as mulheres.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Março Lilás – um lembrete à prevenção do câncer de colo do útero

O mês de março é dedicado à conscientização sobre o câncer de colo do útero, uma condição que pode ser prevenida por meio de medidas simples e detecção precoce. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres no Brasil. Essa doença está frequentemente ligada à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), a IST mais prevalente globalmente, afetando aproximadamente 80% da população sexualmente ativa.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) destaca a notável eficácia da vacina contra o HPV, disponível pelo SUS para meninas e meninos entre 9 e 14 anos. Administrada em duas doses, ela oferece mais de 70% de proteção potencial contra o câncer de colo do útero. Fatores como início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, histórico familiar de tumores, tabagismo, higiene inadequada e imunidade comprometida também aumentam o risco dessa doença. A campanha Março Lilás visa conscientizar sobre a prevenção e detecção precoce desse câncer, considerado o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras e a quarta principal causa de morte por câncer no país, de acordo com o INCA.

Por que o Check-up Anual é Fundamental para a Saúde da Mulher?

O check-up anual oferece uma oportunidade valiosa para monitorar e manter a saúde em dia. Agende agora uma consulta online, direto do seu computador ou celular. Aqui estão algumas razões convincentes para fazer deste hábito uma prioridade:

  • Prevenção de Doenças: Muitas doenças, como câncer, diabetes e hipertensão, podem ser assintomáticas em suas fases iniciais. O check-up anual ajuda a detectar essas condições precocemente, aumentando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.
  • Promoção do Bem-Estar: Além de identificar problemas de saúde, os exames de rotina também fornecem uma oportunidade para discutir hábitos de vida saudáveis, nutrição e fitness com seu médico. Essas conversas podem ajudar a implementar mudanças positivas em seu estilo de vida.
  • Monitoramento da Saúde Reprodutiva: Para as mulheres, os exames ginecológicos são uma parte crucial do check-up anual. Eles ajudam a detectar doenças como câncer de colo do útero, bem como a monitorar a saúde reprodutiva e hormonal.

Quais Exames Fazer em Cada Faixa Etária?

Embora cada mulher seja única e tenha necessidades individuais de saúde, aqui estão algumas orientações gerais sobre quais exames considerar em diferentes faixas etárias:

Mulheres com idade entre 20 e 30 anos:

  • Exame de Papanicolau (Papanicolau) a cada três anos para detectar precocemente o câncer do colo do útero.
  • Exame clínico de mama anualmente para detectar quaisquer alterações.
  • Teste de colesterol a cada cinco anos, se não houver fatores de risco significativos.

Mulheres com idade entre 30 e 40 anos:

  • Continuar com exame de Papanicolau a cada três anos.
  • Exame clínico de mama anualmente e considerar a mamografia a partir dos 40 anos.
  • Teste de densidade óssea para avaliar a saúde dos ossos.

Mulheres com mais de 40 anos:

  • Mamografia anualmente para detecção precoce do câncer de mama.
  • Exame de Papanicolau a cada três anos, se os resultados anteriores forem normais.
  • Testes de tireóide para monitorar a função da tireoide, especialmente se houver sintomas como fadiga, ganho de peso ou sensibilidade ao frio.

Lembre-se de que estas são apenas diretrizes gerais e que a frequência e os tipos de exames podem variar de acordo com a história médica individual e os fatores de risco pessoais.

Investir em sua saúde é um investimento no seu futuro. O check-up anual oferece uma oportunidade crucial para monitorar sua saúde e detectar problemas precocemente. Não espere até que surjam sintomas; faça da sua saúde uma prioridade hoje mesmo. Agende sua consulta online com um Ginecologista neste link, solicite seu check-up anual e mantenha-se no caminho da saúde e bem-estar duradouros. Lembre-se, cuidar de si mesma é a chave para viver uma vida plena e saudável.