Skip to main content
Saúde

10 dicas para aumentar a sua energia durante o dia

Por 14/02/2023fevereiro 15th, 2023Sem comentários

Algumas pessoas já acordam cansadas, outras vão perdendo a energia ao longo do dia. Fato é que isso é um problema para boa parte da população de todo mundo.

Felizmente, existem formas de sanar esse problema que estão totalmente ao seu alcance. Na verdade, algumas mudanças no seu dia a dia irão te ajudar a ter uma rotina com mais energia! Ficou curioso para saber como isso é possível? Leia até o final para descobrir mais!

Leia também: 5 hábitos simples para fortalecer o sistema imunológico

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

1. Não fique grandes intervalos sem comer

Nosso corpo funciona como uma máquina e por isso, precisa estar sempre bem abastecido. Por isso, o ideal é se alimentar a cada 3 ou 4 horas. Isso dará os nutrientes necessários para nosso corpo. É claro que as horas variam de caso a caso, pessoas que têm uma rotina mais ativa, naturalmente devem comer com mais frequência, pois consomem mais energia.

É muito importante estar atento aos sinais que nosso corpo dá. Se você está sentindo fome com muita frequência e sente sua energia em baixa, provavelmente precisa comer mais vezes durante o dia.

Tenha uma alimentação balanceada

De nada adianta se alimentar a cada 3 ou 4 horas, se o cardápio escolhido for pobre em nutrientes. Por isso, é muito importante ter uma dieta balanceada. O consumo de proteínas, fibras e carboidratos refinados irá te ajudar a ter energia ao longo do dia.

Aqui, é preciso ter uma atenção especial ao carboidrato (que é muito frequente nos lanches brasileiros), pois os alimentos ricos em carboidratos e com pouca fibra e proteína podem contribuir com a hipoglicemia o que por sua vez, causará uma queda de energia.

Por isso, sempre que optar por um carboidrato, tente escolher algum que é rico em fibras. Isso irá evitar quedas de energia e será mais benéfico para sua saúde.

2. Se hidrate ao longo do dia

Nosso corpo é composto, em sua maioria, por água. Por isso, ela é um dos ingredientes primordiais para garantir o bom funcionamento de todo nosso sistema.

A falta de hidratação afeta nosso metabolismo que está diretamente ligado aos nossos níveis de energia. Ao menor nível de desidratação, nosso corpo se sente diretamente afetado e isso faz com que nossa energia caia.

Portanto, é muito importante que você se mantenha hidratado ao longo do dia. Uma forma de saber se está tudo certo é verificando a cor da sua urina, que deve ser clara. Caso perceba que a cor está mais forte, reforce a ingestão de água!

3. Durma bem

O sono é muito importante para a manutenção de nossos corpos e também para nos prepararmos para um novo dia. Quem não dorme o suficiente ou não tem qualidade de sono, lida frequentemente com quedas de energia. Por isso, é muito importante estar atento ao seu sono, pois isso é assunto sério!

O recomendado é que se durma entre 7 e 8 horas por noite. No entanto, os atletas podem precisar de algumas horas a mais para se recuperar completamente.

Quando não se dorme bem o suficiente, isso afeta nosso metabolismo e causa a diminuição de energia.

4. Não exagere no café

O café é uma das principais alternativas para quem está com a energia em baixa e quer uma solução rápida e eficaz. Mas, nem sempre essa é a melhor saída. A substância nos ajuda a ter um pico de energia, no entanto, isso não dura muito tempo.

Por conta disso, as pessoas podem acabar exagerando no café. O ideal é que o consumo do “pretinho” se dê de forma moderada. O recomendado são 2 xícaras por dia, no máximo 300 miligramas. Afinal, tudo que é consumido em exagero, faz mal.

5. Pratique alguma atividade física

Praticar alguma atividade física regularmente, ao contrário do que muitos pensam, pode contribuir para uma vida com mais energia! Os exercícios impactam de várias formas em nosso dia a dia, uma delas é cooperando para a liberação de hormônios que nos dão mais bem estar e energia, como é o caso da adrenalina.

Além disso, os exercícios também ajudam a fornecer mais energia para as células, o que faz com que o oxigênio circule melhor pelo corpo. E não acaba por aqui, outra grande vantagem de ter uma rotina de exercícios é que isso também contribui para a melhor qualidade do sono.

6. Planeje seu dia

Essa é outra tarefa primordial para quem quer ter mais energia. Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas nós vamos já vamos explicar.

Quando temos várias atividades pendentes, nosso cérebro não é capaz de descansar. Ao longo do tempo, essas pendências que não saem da nossa cabeça causam um desgaste mental e isso desencadeia também a ansiedade. E é claro que tudo isso afeta em nossa energia diária.

Para evitar todo esse quadro que descrevemos, é muito importante que criemos um planejamento de todas as atividades pendentes, por ordem de prioridade. Assim, mesmo que você não consiga cumprir com toda a lista ao fim do dia, poderá ficar tranquilo, pois saberá que as pautas urgentes foram resolvidas.

7. Fuja do estresse

O estresse é outro grande vilão que drena nossa energia. Por isso, é muito importante que você tente controlá-lo o máximo possível. Para isso, é importante ter uma rotina equilibrada, com momentos para relaxar e para fazer outras coisas, que não seja trabalhar.

O que te faz relaxar? Faça isso diariamente ou com a maior frequência possível. Assim, manterá seu nível de estresse controlado e a energia em alta.

8. Dedique um tempo para fazer o que ama

Como nós mencionamos, fazer coisas que você ama e que te relaxam ajudam a afastar o estresse e são cruciais para que nossa mente funcione da melhor forma possível.

Por isso, é muito importante ter um hobby, atividades de lazer ou qualquer outra coisa que te faça fugir da rotina e se desconectar nem que por alguns segundos. Isso irá ajudar seu cérebro a funcionar melhor e fará com que sua energia seja melhor aproveitada!

9. Durma apenas o necessário

É muito importante dormir bem e fazer isso pelo tempo indicado. Nada de ficar ativando o modo soneca várias e várias vezes. Dormir mais que o necessário pode fazer com que você acorde indisposto e menos que o preciso, fará com que acorde cansado.

Por isso, é muito importante que você conheça seu sono e entenda qual o número de horas é o suficiente. Feito isso, basta inserir isso em sua rotina.

10. Busque uma rotina saudável

De forma geral, para ter mais energia durante o dia, o que você precisa fazer é ter uma rotina saudável. Praticar exercícios, ter uma alimentação balanceada, ter hobbies e momentos para autocuidado. Assim, você irá garantir que sua mente e seu corpo funcionem adequadamente e façam o melhor proveito da energia.

A alimentação equilibrada irá fazer com que seu corpo obtenha a fonte de energia adequada. Os exercícios ajudarão a liberar hormônios que dão mais energia. O controle do estresse, vai fazer com que você não gaste todas as energias no descontrole emocional e os hobbies irão garantir que sua mente funcione bem, para evitar o gasto excessivo de energia.

Confira também: Por que você deve fazer check-up no final do ano?

Caso necessário, procure um médico

Se você já pratica vários dos itens da nossa lista e ainda está com seu nível de energia baixo, o ideal é procurar por um profissional para analisar melhor o seu caso. Nesses casos, pode ser que você esteja assim devido a alguma patologia ou deficiência de vitaminas.

De qualquer forma, o médico é o profissional ideal para te ajudar com essa questão. Ele irá solicitar os exames necessários para o diagnóstico. Assim, como tratamento ideal. Na verdade, o mais indicado é que você mantenha visitas regulares ao médico, para garantir que tudo está funcionando corretamente. O ideal é fazer um check-up ao menos uma vez ao ano.

Aliás, sabia que pode fazer isso sem sair de casa? No Médico24hs você pode realizar uma teleconsulta com médicos agora mesmo no plantão 24h ou agendar com um especialista.

Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha sido útil e te ajude a ter uma rotina com mais energia! Se você gostou, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, pois pode ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação.