Skip to main content
Saúde

Abandono de tratamento: quais as consequências para a saúde

Infelizmente, o abandono de tratamento médico é um problema sério no Brasil e no Mundo. Segundo a OMS, menos de 60% dos pacientes com diabetes e menos de 40% dos hipertensos seguem as prescrições médicas.

falta de adesão ao tratamento pelo paciente é considerada como um problema de saúde pública, e tem sido denominada de “epidemia invisível”, variando de 15 a 93% para portadores de doenças crônicas, com média estimada de 50%, dependendo do método empregado para a medida (SANTA HELENA, 2007;
SOUZA; GARNELO, 2008; BLOCH; MELO; NOGUEIRA, 2008).

Não é incomum encontrarmos casos de pessoas que abandonam o tratamento. Ao fazer isso, o paciente está negligenciando a própria saúde e em alguns casos, pode estar colocando sua vida em risco. A notável melhora, o preço do remédio e até mesmo o tempo para que o tratamento de fato se encerre são desculpas utilizadas para pará-lo por conta própria.

Quando o médico passa um tratamento, ele arquiteta tudo para garantir o melhor tratamento da doença até sua cura. Todos os medicamentos são recomendados pensando no seu tempo de eficácia. A interrupção antes do prazo determinado pode fazer com que a doença retorne e em alguns casos, ainda mais forte.

E essa é apenas uma das consequências, continue lendo para conhecer as demais. Ao longo do artigo você irá entender porque essa atitude é tão errada e compreenderá melhor também sobre a importância do tratamento correto.

Leia também: 10 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Agravamento da doença

Nem todas as doenças possuem sintomas muito perceptíveis. Algumas são silenciosas e apenas exames muito específicos permitem o correto diagnóstico. E isso agrava ainda mais a interrupção do tratamento antes do recomendado.

Como paciente não verá nem sentirá os sintomas, a doença continuará a evoluir silenciosamente, o que pode causar problemas ainda maiores. Algumas doenças favorecem o surgimento de outras e o paciente pode acabar se dando conta da situação apenas quando o quadro estiver grave.

Ou quando for tarde demais. Afinal, a negligência do tratamento pode causar até mesmo a morte. Pessoas que sofrem com hipertensão, por exemplo, aumentam consideravelmente as chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), quando interrompem o tratamento.

Retorno dos sintomas

No caso das doenças que possuem sintomas visíveis, o que pode ocorrer é que eles retornem gradativamente. Além de afetar a vida e o bem-estar do paciente, a doença continuará a progredir, como no caso anterior. A maior diferença é que a pessoa será afetada em seu dia a dia com dores e demais sintomas.

E toda e qualquer doença que não é corretamente tratada pode cooperar para o desenvolvimento de outras patologias, o que pode piorar ainda mais o seu quadro.

Resistência ao medicamento

Quando se interrompe o uso de algumas medicações, principalmente de antibióticos, além dos sintomas retornarem será mais difícil tratar a doença. Isso ocorre porque alguns vírus e bactérias conseguem desenvolver certa resistência à medicação. Assim, quando o tratamento for recomeçado, será mais difícil, pois o vírus ou bactéria irá resistir ao remédio.

Uso de remédios sem prescrição

Como mencionamos, muitas vezes, os sintomas melhoram ou o paciente decide interromper o tratamento por conta do valor dos remédios. O que ocorre em seguida normalmente é o retorno dos sintomas, o que faz com que os pacientes recorrem à automedicação. Há casos em que essa troca ocorre por conta própria, por conta do preço do remédio.

No entanto, essa é outra situação extremamente perigosa. Isso porque essa mistura de substâncias pode anular uma a outra ou potencializar determinados efeitos. Fato é que essa é uma situação perigosa que se deve evitar.

Outro problema é que muitas vezes o remédio que o paciente compra por conta própria ajuda apenas a mascarar os sintomas. Enquanto isso, a doença continua evoluindo e tornando o quadro mais crítico. Em todas as ocasiões, o paciente se coloca em perigo.

Leia também: Por que você deve fazer check-up no final do ano?

A importância de realizar o tratamento adequado

Vivemos um momento único em nossa sociedade. Graças aos avanços da ciência e da tecnologia, os tratamentos estão cada vez melhores e em um curto período é possível reduzir os sintomas em taxas que antes eram inimagináveis.

Inclusive, isso é real inclusive para doenças crônicas, o que era algo muito distante de nossa realidade há anos atrás. No entanto, alcançar tal feito só é possível quando o paciente segue o plano de tratamento corretamente.

Conheça abaixo alguns dos pontos que reforçam a importância de seguir o tratamento adequado proposto pelo médico:

Garantia do melhor resultado

Como mencionamos, até mesmo o tratamento de doenças crônicas tem garantido um excelente resultado quando é realizado corretamente.

Se você lida com um determinado problema de saúde há anos e anos e não sabe mais o que fazer para resolver, provavelmente, você não seguiu todas as recomendações médicas.

Além de tomar os medicamentos recomendados, é importante que o paciente acate absolutamente tudo o que for proposto pelo médico. Se ele propôs mudanças no estilo de vida e na alimentação, elas também devem ser colocadas em prática, pois fazem parte do tratamento.

Fato é que, independente do problema com o qual você está lidando. Se seguir as recomendações e o tratamento adequado, verá a melhora do quadro por definitivo.

Mais qualidade de vida

Ao realizar o tratamento proposto, o paciente ganha também mais qualidade de vida. Afinal, ninguém gosta de ficar se sentindo mal, com diversos sintomas que muitas vezes afetam até mesmo a qualidade de vida do paciente.

E a qualidade de vida é uma das grandes vantagens de quem segue o tratamento adequado. Seja seu quadro simples ou mais grave. Se você quer garantir seu bem-estar, siga o que for proposto por seu médico.

Prevenção a outras doenças

Em muitos casos, uma doença serve como porta de entrada para outras patologias, o que pode agravar ainda mais o quadro. E esse é mais um motivo para a realização do tratamento adequado.

Quando você não segue o que o médico recomendou, isso pode afetar também seu sistema imunológico que fica mais vulnerável a qualquer outro problema.

Maior chance de cura

Existem algumas doenças crônicas e com as quais o paciente precisa aprender a conviver ao longo de sua vida. No entanto, há inúmeros outros casos em que é possível se curar por completo.

É o caso do câncer, por exemplo. Quanto mais cedo a doença é descoberta e o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura. O mesmo vale para várias outras patologias que têm cura, quando tratadas corretamente.

Mas, para isso, é preciso visitar o médico regularmente.

Procure o médico ao menos uma vez ao ano

Sabe o famoso check-up? É extremamente importante realizar essa checagem todos os anos ao menos uma vez. Isso porque existem várias doenças que se desenvolvem lentamente e silenciosamente.

Por isso, é importante visitar o médico para que ele prescreva os exames necessários para analisar sua saúde. E é importante ressaltar que essa recomendação é válida para todas as idades, mas quanto mais velho, mais importante é esse acompanhamento. Afinal, a idade é um fator de risco para várias doenças. Por conta disso, quanto mais cedo forem descobertas e tratadas, melhores são as chances de cura e mais simples é o tratamento.

Pessoas que possuem histórico familiar também devem ter atenção redobrada. Há algumas doenças que quando existe esse histórico o médico recomenda o check-up mais de uma vez ao ano. Principalmente nos casos de doenças mais graves e que podem evoluir rapidamente.

Por isso, o ideal é realizar o check-up ao menos uma vez no ano. Felizmente, há várias tecnologias e até mesmo nesse sentido o acesso está facilitado. Você pode consultar com o médico e pegar os pedidos para a realização dos exames sem sair de casa, sabia disso?

Telemedicina a favor da saúde

Hoje em dia, é possível realizar consultas através do seu celular, notebook ou tablet. Você não precisa gastar combustível e nem esperar horas para ser atendido. É tudo muito prático e rápido.

Lembre-se da importância de procurar o médico e de obter o diagnóstico o quanto antes, isso interfere diretamente no tratamento e na eficácia do mesmo. Quanto antes identificar qualquer problema, melhor para você para sua saúde.

Essa novidade é ideal para quem tem pouco tempo e sempre se esquece de marcar a consulta ou de comparecer nela! Quer entender melhor como isso funciona? Clique aqui e conheça o Médico24hs, você pode ser atendido agora mesmo por um dos nossos médicos de plantão ou pode agendar o dia e horário que melhor se encaixa em sua agenda, com o especialista que precisa. É rápido e super fácil!

A saúde é o bem mais valioso que temos, por isso, devemos cuidar dela com todo o empenho e dedicação. Não espere passar por um sufoco para entender a importância do assunto.

Esperamos que as dicas que compartilhamos tenha te alertado sobre a importância de seguir o tratamento à risca, como o médico recomendou. Pois, caso contrário, isso pode lhe trazer graves consequências.

Gostou do conteúdo que compartilhamos? Então não deixe de conferir nosso blog também! Estamos sempre publicando conteúdos parecidos com este para que você tenha uma vida mais saudável e equilibrada. Clique aqui e confira nossas últimas publicações.

E se você gostou, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Você pode ajudar outras pessoas a cuidarem melhor de sua saúde.

Nos vemos em breve, até mais!