Skip to main content
Saúde

5 dados que mostram por que o novembro azul é importante

By 03/11/2022novembro 8th, 2022No Comments

São vários os dados que explicitam a importância dessa pauta, separamos alguns desses dados e vamos explicar melhor sobre eles a seguir!

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens.

Leia também: Está sem plano de saúde? Realize uma consulta médica online!

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

1. A cada 100 mil homens, 66 desenvolvem câncer de próstata

O câncer de próstata é uma das doenças que mais afetam o sexo masculino. Só no Brasil, a cada 100 mil, cerca de 66 desenvolvem a doença. Como se não bastasse o número alarmante, a doença é muito estigmatizada entre os homens, principalmente por conta do exame utilizado para o diagnóstico da doença, o exame de toque.

Normalmente, o câncer de próstata afeta homens com mais de 50 anos de idade. No entanto, na maioria dos casos ela começa a se desenvolver muito antes disso e a falta de visitas regulares ao médico e a não realização do exame, retardam o diagnóstico. O que é muito preocupante.

Além de questões genéticas, o que pode influenciar no surgimento da doença é o desenvolvimento de hábitos de vida pouco saudáveis. Má alimentação, sedentarismo e obesidade são alguns dos fatores de risco que podem favorece o surgimento da doença.

2. O câncer de próstata causa cerca de 15 mil mortes anualmente

Esse foi um dos tipos de câncer mais recorrentes no ano de 2020, o que já é um sinal de alerta! Como nós dissemos, essa é uma doença que afeta principalmente os homens em idade mais avançada. Além da idade, outros fatores de risco são:

  • Histórico familiar com casos da doença;
  • Etnia (homens negros são mais propensos);
  • Produtos químicos (fuligem, gases de escapamento, etc.);

Caso você vivencia qualquer uma dessas situações que citamos, o cuidado deve ser redobrado e as visitas ao médico ainda mais frequentes. O diagnóstico precoce ajuda a reduzir a taxa de mortalidade da doença, pois há o risco de que a doença se espalhe para outras partes do corpo, o que pode agravar muito a situação.

Mas afinal, quando saber que é preciso procurar o médico? O ideal é que as visitas sejam regulares, ao menos uma vez no ano. No entanto, se você notar algum desses sintomas, o ideal é ir o quanto antes. Veja a seguir!

  • Presença de sangue na urina;
  • Incontinência;
  • Redução da quantidade de urina;
  • Dificuldade para urinar;
  • Dormência nas vértebras da coluna;
  • Dor nos ossos.

Caso esteja enfrentando um ou mais dos sintomas que listamos, procure seu médico imediatamente para realizar os exames necessários e entender melhor o que está ocorrendo.

Não tenha medo ou preconceito com o exame de toque, ele é o mais indicado para rastrear o câncer de próstata em estágio inicial. Ou seja, caso você se recuse a fazê-lo não só pode, como vai prejudicar seu diagnóstico, o que pode colocar sua vida em risco. Não faça isso!

3. Tumor no testículo é o que mais acomete homens entre 20 e 40 anos

A doença que mais afeta os homens brasileiros é o câncer de pele não melanoma, em segundo lugar bem o câncer de testículo. Ao contrário da maioria das doenças, ela não atinge apenas os mais velhos, a faixa etária que mais é acometida com a doença é relativamente jovem, o que deve reforçar ainda mais a atenção a isso.

A principal característica dessa doença é o aumento de volume da bolsa escrotal e o surgimento de um caroço. O que ocorre é que essa protuberância não doí e acaba passando despercebida por muitas pessoas. Mas, é preciso muita atenção, para tratar a doença o quanto antes.

Quando é detectada a presença de algum tumor, o testículo deve ser completamente retirado e às vezes, essa é a única ação necessária para se livrar do problema de uma vez por todas. No entanto, em outros casos pode ser necessário realizar tratamentos complementares. Tudo depende de cada caso, de cada paciente.

Felizmente, 95% dos casos de câncer de testículo são curáveis. No entanto, como já ressaltamos, é extremamente importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes. Isso afeta diretamente nas taxas de cura da doença. Por isso não só os homens devem estar atentos ao principal sintomas que citamos, que é o crescimento da bolsa escrotal. Como os pais e mães também devem estar atentos, pois como o caroço não doí, isso pode passar despercebido por um bom tempo.

4. Homens vão 6 vezes menos ao médico

No ano de 2022, o Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde registrou mais de 1,2 milhões de consultas ginecológicas no Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto os atendimentos urológicos ficaram em 200 mil. Ou seja, 6 vezes menos!

Esse é um dos grandes pontos que reforçam a importância do Novembro Azul. Ao contrário do que muitos podem pensar, a campanha não tem o intuito apenas de prevenir o câncer de próstata. Na verdade, o principal é conscientizar os homens sobre as doenças que mais os afetam e da importância de cuidar de sua saúde.

Outro dado chocante é com relação ao abandono do tratamento no meio do processo. Uma pesquisa realizada em 2020 apontou que mais de 55% dos homens com mais de 40 anos ou deixaram de ir ao médico, ou abandonaram o tratamento. Em contrapartida, a taxa de cura da doença quando descoberta em seu estágio inicial é extremamente alta. Ou seja, ao tomar a decisão de não seguir com o tratamento, esse homem prejudica a si mesmo.

Além de manter as visitas rotineiras ao médico, é muito importante que os homens prezem por uma vida mais saudável e equilibrada. O ideal é inserir a prática de exercícios físicos em seu dia a dia e ter uma alimentação balanceada e claro, evitar o uso de cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Tomando essas medidas, as chances de prevenir a qualquer doença que afete o sexo masculino são muito maiores!

5. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura

O câncer de próstata, por exemplo, tem taxa de 95% de cura quando é descoberto em fase inicial. Em contrapartida, quando a doença se espalha para outras partes do corpo, a taxa de sobrevida em 5 anos é de apenas 30%. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre esse termo, mas ele se refere ao tempo de vida após o diagnóstico da doença. Nesse caso, apenas 30% conseguem viver por mais 5 anos.

Esse dado por si só mostra o quanto é importante o diagnóstico precoce e a realização de todos os exames necessários.

A doença tem 4 estágios, no entanto, nos primeiros os sintomas não são tão perceptíveis. Em muitos casos, quando eles se tornam perceptíveis e começam a atrapalhar a vida do paciente, a doença já está em estágio mais avançado. Por isso, mesmo sem sentir nada, é importante visitar o urologista regularmente. Assim, caso o médico note qualquer irregularidade, é possível agir a tempo, antes que a doença se espalhe.

O que você viu até aqui?

Durante todo o mês de novembro são colocadas em prática diversas ações que tem como objetivo explicitar a importância de que os homens cuidem de sua saúde e visitem o médico regularmente.

São várias as doenças que podem afetá-los, mas uma das mais recorrentes e perigosas é o câncer de testículo e o de próstata. Por isso, os homens devem se manter atentos aos sintomas da doença e também as visitas ao médico urologista que deve ocorrer regularmente.

Os dados mostram por si só o quanto os homens são desinteressados quando o assunto é sua própria saúde. Eles vão menos ao médico, quando comparado as mulheres e há uma alta taxa de homens que simplesmente abandonam o tratamento, o que coloca suas vidas em risco.

Há várias formas de tratar essas doenças que citamos e todas são muito eficazes, principalmente quando são descobertas em seu estágio inicial. O grande problema é não tratar e não procurar o médico regularmente. Pois, se fizer isso, as chances de cura são extremamente altas.

Depois de todos esses dados, temos certeza de que você entende o quanto o Novembro Azul e as pautas que ele traz são importantes. E depois de tudo isso, não podemos deixar de perguntar: suas consultas ao médico urologista estão em dias? Caso não esteja, é hora de mudar isso!

Não deixe de se cuidar por se deslocar, consulte online

Nós podemos te atender com agilidade e praticidade. Agende uma consulta para o melhor dia ou pode acionar também nosso plantão caso esteja lidando com alguma questão urgente. Clique aqui e conheça melhor esse serviço.

Quem cuida vive, cuide de quem você ama

Se você é homem, um último recado, não deixe de cuidar de sua saúde e de realizar todas as consultas e exames necessários, esse é um bem que você está fazendo para si mesmo. Se é mulher, não deixe de conscientizar os homens ao seu redor sobre a importância de cuidar da saúde. Os dados que trouxemos aqui, com certeza vão te ajudar a mostrar o quanto esse assunto é importante.

Busque ajuda online

Se você deseja ter uma boa qualidade de vida, se sentir bem durante o dia, disposto, com energia e capaz de enfrentar uma rotina mais pesada, mude alguns hábitos para melhorar sua noite de sono.

Coloque em prática as dicas que trouxemos a seguir e veja o quanto será importante para a sua saúde ter noites de sono reguladas.

Se quiser saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas com um de nossos especialistas, acesse o site e entre em contato conosco!

Marketing Brasil Telemedicina

Autor Marketing Brasil Telemedicina

Mais artigos do Marketing Brasil Telemedicina