Skip to main content
Saúde

Teleconsulta: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Por 22/06/2020janeiro 24th, 2022Sem comentários

Com o apoio da tecnologia, pacientes de todo o Brasil podem estar mais próximos de médicos de todas as especialidades, a qualquer momento. Graças à teleconsulta – ou consulta médica online, uma das áreas da telemedicina, basta um bom sinal de internet no celular ou computador para receber o atendimento de um profissional e tratar suas queixas de saúde com agilidade.

A teleconsulta é um atendimento que acontece à distância, ou seja, o médico não precisa estar no mesmo local que o paciente para realizá-lo. De forma remota, a partir de nossa plataforma Médico24hs, o profissional conversa com a pessoa por videoconferência, seja no horário agendado pelo paciente ou imediatamente, na consulta online realizada por médicos plantonistas.

As 7 principais doenças diagnosticadas por médicos online

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Essa modalidade de atendimento foi liberada pelos órgãos regulamentadores e o governo em caráter emergencial no Brasil (confira mais aqui), para suporte à pandemia do Coronavírus, mas já estava em amplo crescimento no mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.

“Neste momento de crise na saúde, a teleconsulta ou teleatendimento atua como sendo um incentivo para a população brasileira cumprir com o isolamento social e se manter em segurança, especialmente pessoas dos grupos de risco, já que não é preciso sair de casa para receber um atendimento médico.  De onde o paciente estiver, ao acessar nosso site, ele pode se conectar a médicos das mais variadas especialidades, receber um acolhimento rápido e personalizado, e também a emissão de receitas, atestados e pedidos de exames de forma totalmente online”, revela Dr. Carlos Camargo, médico cardiologista e CEO da Brasil Telemedicina, empresa responsável pelo Médico24hs.

A teleconsulta tem beneficiado muitos pacientes de todos os lugares do país, mas também os médicos fazem uso dela para esclarecer dúvidas com colegas da mesma ou de outras especialidades, sobre o diagnóstico de seus pacientes, por meio da segunda opinião ou teleinterconsulta.

Quais são os tipos de teleconsulta?

São dois tipos de interação que podem acontecer na consulta médica online:

– Síncrona: quando o atendimento ocorre em tempo real, com médico e paciente conectados ao mesmo tempo e tendo as perguntas sendo respondidas de forma imediata. Isso acontece através de algum sistema que permita a troca de mensagens instantâneas e chamadas de vídeo, como é o caso do Médico24hs.

– Assíncrona: neste caso, o atendimento acontece em horários distintos, quando a tecnologia permite o envio de questões que podem ser respondidas depois. Este modelo é bastante comum quando não é preciso urgência nas respostas ou, ainda, em situações profissionais da medicina que não exijam interação direta, como no caso dos telelaudos ou telediagnóstico.

Conheça as principais vantagens da teleconsulta

1. Desafogar o sistema de saúde

Com o apoio da consulta médica online, apenas os casos de emergência são encaminhados para hospitais e postos de saúde, de modo que consultas eletivas de baixa complexidade e dúvidas de saúde podem ser resolvidas com médicos à distância. Assim, a teleconsulta atua como uma triagem e contribui para reduzir a superlotação de centros de saúde.

2. Atendimento ágil

Logo que o paciente tiver uma queixa, ou seja, a qualquer momento, ele pode ser atendido por um médico, sem a necessidade de sair de casa e se preocupar com filas para atendimento ou com deslocamento. É tudo simples, dinâmico e com excelente custo-benefício.

3. Redução de distâncias

Agora, médicos qualificados e especialistas das mais diversas áreas estão à disposição de pacientes de todo o Brasil. Isso é um grande ganho especialmente para as regiões remotas, que não contam com muitos médicos. Sabe-se que cerca de 80% dos médicos especialistas estão concentrados nas capitais e regiões metropolitanas do Sul e Sudeste.

4. Diagnósticos mais precisos

Com a troca de informações de médico para médico, assim como o envio de exames para avaliação em tempo real, os pacientes recebem diagnósticos mais precisos sobre a sua doença, assim como tratamentos assertivos e personalizados para o caso dele.

5. Segurança da informação

Com base na lei de segurança de dados, todas as informações do nosso sistema são protegidas por criptografia e armazenadas em nuvem. Assim, com a proteção de nossos servidores, todo o prontuário do paciente está ainda mais em segurança e pode ser acessado pelos médicos do sistema em qualquer atendimento àquele paciente. Este documento conta com um histórico detalhado da saúde dele e é um importante apoio para o médico que vai atendê-lo, o que garante uma qualidade ainda mais elevada do atendimento.

Conheça 5 benefícios da teleconsulta para grupos de risco da COVID-19.

Como funciona a teleconsulta?

O processo para a realização do atendimento médico à distância é bastante simples. Basta acessar a nossa plataforma, realizar o seu cadastro e escolher entre as opções de teleconsulta por agendamento – de acordo com a especialidade que você procura e no horário que mais se encaixar em sua rotina, ou optar pelo atendimento imediato de um médico plantonista. Após selecionar sua opção e realizar o pagamento diretamente no site, é importante conferir se você tem um bom sinal de internet, assim como se o áudio e a câmera do equipamento que você realizará a consulta estão em bom funcionamento.

“Acredito que, quando a pandemia passar, as pessoas estarão mais adaptadas ao atendimento médico à distância, conhecendo os benefícios proporcionados por ele, e a teleconsulta seguirá sendo uma grande contribuição para o conforto e a saúde de pessoas de todo o Brasil. Torcemos para que essa modalidade seja regulamentada não mais em caráter provisório, mas sim definitivo, seguindo uma tendência mundial que une a conectividade à saúde para levar bem-estar aos pacientes com velocidade e ética. O atendimento médico online salva vidas!”, conclui Dr. Carlos Camargo.

Precisa de algum apoio com a sua saúde ou de algum familiar? Fale agora mesmo com um médico do nosso plantão, ou agende com um especialista de sua escolha. Realizar uma consulta nunca foi tão simples. Queremos cuidar de você! Acesse: https://medico24hs.com.br/

É médico? Crie um consultório médico digital em nossa plataforma e esteja à disposição de seus pacientes e pessoas de todo o Brasil que procuram a sua especialidade. Faça já o seu cadastro!

Quer realizar uma consulta online com um médico?

  • Prescrição digital e pedidos de exames
  • 100% online e com preços acessíveis