Existem alguns alimentos que ajudam a prevenir o surgimento de doenças crônicas, principalmente se houver mudança no estilo de vida e na alimentação.
Muito se fala sobre a importância de ter uma alimentação balanceada para ter uma vida saudável. Além disso, outro ditado muito comum diz que “você é o que você come” o que pode assustar uma parte da população. Mas, a verdade é que a alimentação é de fato muito importante para nossa saúde. Prova disso é que existem alguns alimentos que podem prevenir o surgimento de doenças crônicas.
Mas afinal, o que são essas doenças crônicas? O termo é muito utilizado, mas nem todos o conhecem. As patologias que se enquadram nessa categoria se desenvolvem lentamente e por um longo período. Algumas se estendem por três meses, no entanto, outras podem perdurar por toda a vida. Por isso, a possibilidade de evitar o surgimento dessas doenças é algo muito significativo!
Confira a seguir a lista de alguns alimentos que vão ajudar a prevenir o surgimento de doenças crônicas.
Leia também: Conheça 12 formas de prevenir o câncer
-
Castanha-do-Pará
Se em sua família já existem pessoas que sofrem com a osteoporose, saiba que a castanha-do-Pará pode ser uma aliada na prevenção à essa doença. O alimento é rico em ômega 3 o que ajuda a proteger os ossos. Além disso, normalmente as castanhas têm uma boa concentração de cálcio e gordura saudável, o que coopera para o aumento da imunidade e controle do colesterol.
-
Abacate
O abacate é um grande aliado da saúde do coração. Apesar de ser uma fruta bem calórica, ele é rico em uma substância antioxidante e em ômega 9. Essa combinação ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Além disso, ajuda no combate de infecções e também é anti-inflamatório.
No entanto, como mencionamos, essa é uma fruta calórica e é preciso estar atento a quantidade consumida diariamente.
-
Cebola
A cebola é outro ingrediente que coopera para um coração mais saudável. O bulbo ajuda a manter o colesterol ruim baixo e o bom, alto! Além disso, possui uma outra substância que é a quercetina, que ajuda na prevenção de inflamações crônicas e também o derrame.
Ou seja, é um alimento poderoso e que pode ser inserido em diversas preparações do nosso dia a dia. Além de tudo isso, a cebola possui também vitamina C, B e potássio, o que também ajuda no controle da pressão arterial.
-
Grãos integrais
Os grãos integrais são ricos em fibras, ômega 3 e vitaminas que auxiliam no controle do colesterol e da glicose. O que implica na prevenção de diversas doenças que são desencadeadas pelo desequilíbrio de ambos. Além disso, esses grãos também ajudam no melhor funcionamento do intestino e dão mais saciedade.
Esse é outro alimento que pode ser facilmente incluído em nossa alimentação diária, pois já faz parte de nosso dia a dia. É preciso fazer apenas algumas adaptações.
-
Batata
Tanto a batata doce quanto a comum são excelentes aliadas no combate de doenças crônicas. Cada uma possui suas características e nós iremos explicar sobre elas separadamente.
A batata comum é rica em amido de milho, fósforo, cálcio, vitamina B e C, potássio e magnésio. Por conta dessas características, ela é uma grande aliada da saúde dos rins, pois ajuda na eliminação de cálculos e ajudam na purificação do órgão. Além disso, ela tem substâncias que melhoram a pele e ajudam no melhor funcionamento do cérebro.
E ainda não acabou, a batata também é grande aliada das pessoas estressadas. Isso porque ela possui uma substância que produz um hormônio que ajuda a reduzir o estresse e ajudam o cérebro a relaxar.
Mas e quanto à batata doce? Quais são os benefícios que ela oferece?
A batata doce é rica em fibras e vitaminas A e C. O alimento ajuda no controle do índice glicêmico, dá saciedade por mais tempo e também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
-
Frutas vermelhas
A cor também pode determinar a função de alguns alimentos, como é o caso das frutas vermelhas. Normalmente, elas são ricas em vitaminas do complexo B e C, possuem também zinco e selênio. Essa combinação faz com que as frutas sejam grandes aliadas na prevenção de doenças cardíacas. Ajudam também na luta contra o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do cérebro.
O melhor de tudo é que é muito simples inserir essas frutas em nossa alimentação diária.
-
Vegetais verde escuros
Os alimentos de cor verde escura trazem inúmeros benefícios para nossa saúde. Eles são ricos em vitamina C, K, A, B e em nutrientes, como: ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e fósforo. Essa é uma ótima combinação para quem sofre de enxaqueca e dores de cabeça. Além disso, esses alimentos podem contribuir para a prevenção do câncer e de acidentes vasculares cerebrais, o famoso AVC.
Eles também são indicados para a prevenção da anemia e da osteoporose. Ou seja, só trazem coisas boas para nosso dia a dia.
-
Tomate
A fruta é rica em uma substância chamada de licopeno que é muito importante para o combate ao câncer, principalmente de próstata. Além disso, o tomate também ajuda na prevenção ao AVC, devido à essa substância.
O melhor de tudo é que o tomate é muito versátil e pode ser consumido de diversas formas: in natura em saladas e cozido em molhos. Independente do preparo, o licopeno continua ativo, que é o mais importante!
-
Açafrão
O açafrão, também conhecido como cúrcuma, possui substâncias que são anti-inflamatórias e é comumente utilizado como tempero. O ingrediente previne a morte de neurônios e ajuda na regeneração dessas células. Ou seja, é um grande aliado no combate ao Alzheimer e doenças de demência que são causadas pela idade e pelo desgaste dos neurônios
Além disso, o açafrão também ajuda na produção de serotonina, substância que coopera para o combate da depressão e melhora do sono. A grande vantagem do alimento é que ele pode ser facilmente inserido em preparações diárias, como carnes, legumes e até mesmo em grãos como o arroz.
-
Suco de uva integral
O suco de uva é outro grande aliado da saúde cardiovascular pois é rico em reveratrol e em flavanoides que evitam a formação de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, a bebida também tem poder antioxidante e anti-inflamatória.
Pensa que acabou? Ainda não. O suco de uva ajuda a controlar o colesterol, previne o câncer e ajuda a combater as doenças neurológicas. E é também uma grande aliada do bom humor, pois como possui vitaminas do complexo B é um tipo de antidepressivo natural.
E nós nem precisamos mencionar sobre como é fácil inserir a bebida em nosso dia a dia, correto? No entanto, há um ponto de atenção! O ideal é o consumo do suco de uva integral, sem adição de açúcar e outros aditivos. Esse é o suco mais puro e que entrega a maioria das propriedades que acabamos de descrever.
Como inserir todos esses alimentos no meu dia a dia?
Se você chegou até aqui, deve estar entusiasmado com a quantidade de doenças que podem ser evitadas com a inserção de alguns alimentos em sua rotina. Mas afinal, como tornar isso possível? Estamos falando de dez itens!
Apesar de parecer uma lista extensa, é totalmente possível inseri-los em sua dieta. Alguns dos itens são utilizados como tempero e isso facilita muito sua inserção em nossos cardápios. A cebola e o açafrão são bons exemplos disso.
Outros itens podem ser inseridos como acompanhamentos facilmente, em saladas, por exemplo. É o caso do tomate, das nozes, dos vegetais verde escuro e da batata.
Por fim, os demais itens são possíveis inserir nos lanches entre as refeições. Como o abacate, as frutas vermelhas e o suco de uva integral. Mas e os grãos integrais? Você deve estar se indagando. Nesse caso, a substituição do arroz comum pelo integral já resolveria o problema.
Seguindo essas dicas, além de ter uma alimentação balanceada, ela será muito rica em vitaminas e nutrientes.
Faça uma teleconsulta
Está com algum problema de saúde e gostaria de falar com um médico? O Médico24hs é o lugar certo para realizar sua teleconsulta e tirar dúvidas. Utilize o plantão 24h para falar com clínico geral agora mesmo ou agende com um médico especialista.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, você pode ajudar outras pessoas que tem o mesmo problema e precisam de uma alimentação mais equilibrada. Você também pode querer ler este: 5 dicas para dormir melhor.