Skip to main content
Saúde

Entendendo a Artrose: Causas, Sintomas e Tratamentos

Por 24/01/2023fevereiro 6th, 2023Sem comentários

Os sintomas da artrose atingem cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Provocando sintomas como inchaço, rigidez, dor crônica e impedimentos para fazer alguns movimentos.

Para começar, a osteoartrose, ou mais conhecida como artrose, é considerada um problema de fator reumático que afeta as cartilagens do corpo humano. Ou seja, os tecidos responsáveis por proteger as nossas articulações e impedir que os ossos esbarram uns nos outros, evitando o desgaste da lesão dos ligamentos.

A condição está geralmente associada ao envelhecimento, essa característica está relacionada ao tipo de desgaste possibilitado pelas articulações de carga, ou seja, aquelas que suportam peso. As mais atingidas são as dos pés, mãos, quadril, coluna e, principalmente, joelhos.

Além disso, pode ser resultado da construção de movimentos repetidos ou derivados de traumatismos, por exemplo. Assim também, pode ser causada por outras doenças médicas como, por exemplo, diabete e obesidade. Práticas esportivas e atividades físicas de maneira excessiva também podem aumentar os riscos.

Leia também: Conheça 8 causas de dor nas costas e saiba quando buscar ajuda

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Conheça algumas classificações de artrose

Antes de tudo, podemos dizer que em vários casos, a causa da doença não tem uma causa conhecida, classificada como artrose primária. Já nos pacientes que é possível identificar a causa específica, ela é chamada de artrose secundária.

Dentro dessas classificações, ainda podemos identificar as classificações diversas, conforme a articulação que foi afetada, os mais comuns são:

  1. Entenda sobre o tipo de artrite que afeta o joelho

    Por ser uma articulação que suporta bastante peso, é bastante comum ter limitações ao realizar movimentos. No caso das pessoas que não possuem uma postura adequada ou estão acima do peso ideal, acabam trazendo uma sobrecarga nas articulações.

    Rigidez matinal, dores constantes, inchaço, algumas dificuldades na simples atividade de andar, além de conseguir abaixar, bem como subir e descer escadas e até mesmo realizar movimentos como o de esticar as pernas, por exemplo, podem indicar a presença da condição.

  2. Saiba mais sobre o tipo de artrose no quadril

    Para entender melhor, essa patologia também é bastante conhecida como coxartrose, osteoartrose de quadril ou artrose coxofemoral, podendo gerar a incapacidade para o desenvolvimento de movimentos de classificação simples.

    Da mesma forma que os joelhos suportam o peso, as articulações do quadril também comprometem ao sustentar nosso corpo, provocando dificuldades e dores ao caminhar.

    A pessoa pode sentir muita rigidez nas juntas, principalmente pela manhã. Assim também, pode causar dores nas articulações próximas às nádegas, como virilha e coxa.

  3. Conheça o tipo de artrose que condiciona problemas nas mãos

    Quando se desenvolve nas mãos, o paciente pode lidar com um problema bastante grave, já que quase metade da população pode desenvolver esse quadro.

    A alta taxa de ocorrência dessa classificação de artrose é causada principalmente porque é cada vez mais comum as pessoas utilizarem as mãos e os dedos no dia a dia, trabalhos manuais e digitação frequente em celulares e computadores, são movimentos repetidos que estimulam o surgimento dessa condição.

    Vale dizer que a artrose que se desenvolve nas mãos é um dos problemas mais comuns entre os jovens.

    De modo geral, acaba condicionando as articulações dos dedos, principalmente do polegar. Os sintomas são: dores, além de inchaços, vermelhidão e em casos diversos, também pode causar deformações nos dedos.

    Assim também, gera dificuldade e até perder a força para pegar objetos pequenos, como uma simples caneta ou lápis.

  4. Artrose nos pés

    A artrose nos pés também é um tipo de problema bastante comum. Muitos o conhecem como o famoso joanete. No entanto, a artrose nos pés é gerada por uma imperfeição na posição dos ossos que estruturam o tornozelo, podendo afetar até os ossos que formam os pés. Além disso, nessa categoria de artrose pode surgir não apenas em um, mas nos dois pés.

  5. Saiba mais sobre o tipo de artrose que acomete coluna

    Para exemplificar, esse é um tipo desgaste das articulações responsáveis por formar a coluna. Essa classificação de artrose pode se manifestar em diferentes níveis de intensidade, dependendo da pessoa.

    Assim também, as dores podem ir de moderada a bastante intensas e o organismo pode formar pequenas pontas visíveis, popularmente chamadas de bicos de papagaio. Outro problema é o desenvolvimento da hérnia de disco.

  6. Como se desenvolve a artrose no ombro?

    Por fim, não podemos deixar de falar da artrose no ombro. Nessa condição, o problema acaba afetando a articulação de uma maneira bem específica Ou seja, é responsável por ocasionar sintomas de dores no ombro. Esses, por sua vez, também se estendem para o pescoço. Consequentemente, acaba dificultando o movimento do braço.

Artrite vs Artrose

É comum confundir atrite com artrose, mas elas são diferentes em vários sentidos, apesar das duas afetarem as articulações.

Enquanto a artrite é um tipo de doença inflamatória que impacta uma ou mais articulações e é popularmente chamada de dor nas juntas, atinge principalmente punhos, tornozelos, pés e dedos. Pode ser causada por doenças autoimunes, como a gota.

A artrose pode ser considerada como um tipo de desgaste da articulação, geralmente causado pelo envelhecimento e compromete as articulações que suportam peso, como coluna, quadril e joelhos.

Possíveis causas

Não existem causas definidas para a doença. Como já foi explicado, é um processo natural que envolve o envelhecimento, mas o desgaste pode ser mais intenso por alguns fatores que podem promover o desenvolvimento da artrose, são eles:

  • Desgaste na articulação, que se torna bastante comum em pessoas com mais idade;
  • Histórico familiar;
  • Estar acima do peso;
  • Metabolismo;
  • Fraqueza muscular;
  • Fraturas, pancadas ou torções;
  • Movimentos repetidos, principalmente os que envolvem esforços;
  • Articulação desalinhada;
  • Falta de vitamina D;
  • Doenças autoimunes, como a gota;
  • Diabetes;
  • Excesso de atividade física, especialmente as que envolvem movimentos que requerem a atividade de torção. Como por exemplo, beisebol ou até mesmo o futebol;
  • Menopausa, para as mulheres;
  • Baixa capacidade óssea.

Sintomas relacionados a artrose

Veja abaixo quais são os sintomas mais conhecidos da artrose:

  • Dor crônica;
  • Perda da flexibilidade e problemas para realizar movimentos;
  • Rigidez e redução mobilidade, principalmente na parte da manhã;
  • Sintomas relacionados ao Inchaço, bem como aparecimento de vermelhidão;
  • Inflamação;
  • Sensação de calor refletida na articulação;
  • Sensação de dormência, assim como formigamentos;
  • Estalos e rangidos nas articulações;

Além desses sintomas, a partir do momento em que a doença toma determinada proporção, o paciente pode ser condicionado à deformidades na região. Além disso, os sintomas podem se tornar cada vez mais fortes e evidentes.

É importante dizer que em qualquer presença dos sinais, um profissional deve ser consultado para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

O diagnóstico é feito por um médico ortopedista ou também pelo reumatologista por meio de exames, como de imagens, ressonância magnética ou raios-X para avaliar o grau do problema junto com outros fatores que envolvem o quadro clínico de cada pessoa e só assim indicar qual será o tratamento mais adequado.

Tratamento

Para evitar a doença, faça ajustes no seu estilo de vida. Pessoas que já possuem uma predisposição devem evitar estar acima do peso. É fundamental fazer exercícios físicos regulares que ajudam a fortalecer a musculatura, desenvolver uma postura adequada, evitar carregar muito peso e trabalhos forçados e implantar uma dieta saudável.

A artrose ainda não tem cura. O tratamento, por sua vez, deve estar alinhado por orientação médica, a fim de estudar a fundo todos os possíveis sintomas da doença e evitar maiores problemas no futuro. Os tratamentos mais recomendados pelos médicos são:

  1. Uso de medicamento

    O tratamento pode ser feito com o auxílio de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou pomadas com a intenção de aliviar as dores, a inflamação e os outros sintomas da doença.Sendo assim, o remédio também pode agir como um antidepressivo que ajuda a diminuir as dores crônicas possibilitadas pela artrose.

  2. Exercícios

    Algumas atividades físicas podem ser feitas para fortalecer os músculos, evitando o desgaste das articulações.A fisioterapia, praticar pilates ou hidroginástica podem ser indicados por um médico para adiar o desenvolvimento e a progressão da doença. Sem contar que, essas atividades promovem a flexibilidade e, ainda por cima, são responsáveis por reduzir a dor, ajudando na recuperação dos movimentos e diminuindo a rigidez.

    O acompanhamento de um fisioterapeuta é fundamental para uma avaliação individual e indicação do exercício mais indicado para cada paciente.

  3. Alimentação saudável e perda de peso

    Em condições onde a artrose afeta especialmente os joelhos e o quadril, estar acima do peso pode ser um fator muito prejudicial. O acompanhamento de uma nutricionista pode ajudar a começar uma dieta saudável, e garantir que o paciente perca peso.

    Uma alimentação controlada e uma dieta anti-inflamatória ajudam a reduzir os riscos de inflamação no organismo. Dessa forma, a recomendação é aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas como o ômega 3, e também o polifenois e outros componentes, como peixes (atum, salmão e sardinha), laranja, morango, castanhas, nozes, abacate ou brócolis, por exemplo.

  4. Injeções

    Dependendo do quadro médico do paciente, injeções podem ser necessárias para diminuir e tratar inflamações, bem como aumentar a mobilidade da articulação.

  5. Cirurgias

    Em alguns casos onde os tratamentos a base de medicações específicas, assim como a fisioterapia não foram eficazes para tratar os sintomas da artrose. Ou seja, o paciente continua sentindo dor mesmo depois de um longo período de tratamento, a intervenção cirúrgica pode ser a única forma de diminuir os sintomas.

    A cirurgia pode ser sinalizada com o procedimento de raspagem na articulação ou, em alguns casos, pode ser necessário fazer a remoção da articulação e nesse caso é preciso colocar uma prótese articulada no lugar. Sessões de fisioterapia são recomendadas para acelerar a recuperação da cirurgia.

Faça uma teleconsulta

Agora que você já conhece mais sobre artrose, identificou com algum sintoma ou quer saber mais? O Médico24hs é o lugar certo para realizar sua teleconsulta e tirar dúvidas. Utilize o plantão 24h para falar com clínico geral agora mesmo ou agende com um médico especialista.

Gostou desse artigo? Então, você também pode querer ler este: 5 dicas para dormir melhor.