Skip to main content
Saúde

5 motivos para você se tornar um doador de sangue e ajudar a salvar vidas

Por 22/07/2021novembro 8th, 2022Sem comentários

A doação de sangue sofreu uma queda de 10% durante a pandemia no país e você pode ser um instrumento para mudar essa realidade!

Em tempos de isolamento social, as pessoas temem se expor e, por segurança, acabam saindo de casa apenas para realizar o estritamente necessário. Entretanto, queremos mostrar na publicação de hoje que doar sangue faz parte de uma das necessidades de nossa sociedade, sendo um meio importante de se salvar vidas e de contribuir com a saúde das pessoas que mais precisam desta rica substância.

Dados levantados pelo Ministério da Saúde apontam que o número de doadores no Brasil ainda é muito baixo, sendo que apenas 1,8% da população doa sangue regularmente. Apesar deste número estar dentro do parâmetro definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê de 1% a 3% de população doadora, há momentos no ano em que as doações caem muito, deixando os estoques de sangue praticamente vazios, em especial em períodos no inverno.

Enquanto isso, nos Estados Unidos e Europa, o índice é maior, variando entre 5 a 7%. Acredita-se que, em nosso país, o motivo dessa baixa estatística se dá por conta da falta de informação a respeito de como funciona o procedimento, quais seus benefícios ou até mesmo preconceito com receio de contaminação.

No Brasil, são realizadas em média cerca de 3 milhões de doações de sangue por ano na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a pandemia, esse número caiu para 2,95 milhões, o que representa uma queda de aproximadamente 10%.

Em 2021, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 1,6 bilhão na Rede Nacional de Hematologia e Hemoterapia, número próximo do investido em 2020, quando os recursos para a rede somaram R$ 1,8 bilhão. De modo a evitar a escassez, as bolsas de sangue foram remanejadas entre os estados brasileiros, sendo que os que mais precisaram foram Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Amapá e Roraima.

Adotando um exemplo, veja o caso da Fundação Pró-Sangue, hemocentro público do Estado de São Paulo, que atende mais de cem instituições de saúde, como hospitais e clínicas. A entidade chegou a operar com 34% das reservas de sangue no mês de maio, tendo a situação melhorada em junho, quando os estoques atingiram 57%, mas como a doação e o uso das bolsas de sangue mudam a cada dia, a situação está ainda longe de ser considerada como confortável.

Leia também: Está sem plano de saúde? Realize uma consulta médica online

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Segurança reforçada para os doadores

O Ministério da Saúde salientou recentemente que os 137 hemocentros do país se prepararam para receber os doadores de sangue com medidas reforçadas de higiene e distanciamento social, além da realização do agendamento prévio para evitar aglomerações.

“Todos os hemocentros brasileiros têm adotado as medidas de higiene necessárias para a contenção da disseminação do vírus e estão preparados para receber os candidatos com segurança, disponibilizando condições de lavagem de mãos ou uso de antissépticos e realização de doação sem exposição a aglomerados de pessoas, por meio de agendamentos prévios de coleta e outras estratégias”, diz a nota do Ministério da Saúde, enviada para a imprensa.

Confira 5 benefícios da doação de sangue

Saiba agora de que forma a doação de sangue contribui para promover a saúde do doador e tenha a segurança de contribuir com o hemocentro mais próximo.

1. Doar sangue reduz o risco de doenças cardiológicas

A doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, o que significa que quem doa se torna menos propenso a desenvolver doenças do coração. Isso acontece pois, durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea, uma vez que o nosso sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses. Além disso, com a doação há uma renovação das células e, assim, as células velhas são renovadas, colaborando com a redução de certos tipos de câncer pela redução de oxidativos.

2. O doador realiza um check-up gratuito

Para que a doação seja realizada com segurança, antes dela, o indivíduo passa por uma série de exames para controle de qualidade. Esses exames permitem ao doador obter um panorama sobre a própria saúde sem precisar custear o valor dos exames. Essa vantagem é especialmente útil para aqueles que não contam com um plano de saúde particular.

Usualmente, os exames para doação de sangue incluem Sífilis, Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, assim como detecção para os vírus do HTLV I e II.

Com o resultado dos exames em mãos, os doadores são submetidos a uma entrevista, que se trata de um questionário comportamental para identificar infecções anteriores, histórico clínico e possíveis comportamentos de risco.

3. Doar sangue não é prejudicial ao organismo

Há diversos mitos acerca da doação de sangue, por isso, é importante esclarecer algumas questões. Dentro de 24 horas após a doação de sangue, o volume coletado é reposto pelo organismo.

Durante a doação são coletados 450 ml de sangue, o qual corresponde a 10% do sangue total de um indivíduo adulto.

Da mesma forma que não há prejuízo em relação ao volume de sangue, sua densidade também não é alterada. Outro mito popular é de que o sangue fica mais fino ou até mais grosso após a doação, contradizendo o princípio natural de renovação celular.

Há ainda quem diga que a doação de sangue pode engordar ou até emagrecer o doador com facilidade, contudo não há nenhuma evidência científica que comprove essa ideia, sendo uma questão descartada.

4. Doar sangue é seguro

Durante a coleta de sangue não há riscos de que o doador contraia doenças infecciosas, uma vez que o material utilizado é estéril e submetido a rigorosos testes e medidas de biossegurança.

Ainda, como citamos anteriormente, o indivíduo passa por uma batelada de exames e por entrevista com especialistas, a fim de identificar quadros de risco entre os doadores e descartar a possibilidade da utilização daquele material.

5. O ato de solidariedade reflete no bem-estar físico e mental

Você sabia que uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas? Após a coleta, o sangue é fracionado em componentes sanguíneos, tais como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma.

Por se tratar de um ato solidário, a prática da doação de sangue também auxilia no bem-estar emocional do doador, trazendo satisfação em fazer o bem à sociedade.

Leia também: As 10 principais doenças crônicas no Brasil

Respondendo às principais dúvidas:

1. Quem tomou a vacina contra o Coronavírus pode doar sangue?

Sim. Quem já se vacinou contra a Covid-19 também pode doar sangue respeitando o período de acordo com o imunizante recebido. Para quem tomou AstraZeneca, Pfizer ou Janssen pode estar doando sangue após sete dias da imunização. No caso da Coronavac, é preciso que o doador espere 48 horas para doar.

2. Quais são os requisitos para se doar sangue?

  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos.
  • Pesar no mínimo 50 Kg.
  • Não estar em jejum. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
  • Se fez tatuagem e/ou colocou piercing, aguardar de 6 a 12 meses para realizar a doação (conferir dado no hemocentro mais próximo)
  • Não possuir piercing na língua e/ou na região genital ou 1 ano após a retirada.
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses.
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias.
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS.
  • Não ter diabetes em uso de insulina.
  • Aguardar 48h para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

3. Quais situações impedem a doação de sangue?

  • Febre acima de 37°C
  • Gripe ou resfriado
  • Gravidez
  • Pós-parto (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana)
  • Amamentação (até 1 ano após o parto)
  • Uso de alguns medicamentos
  • Anemia
  • Cirurgias
  • Extração dentária (7 dias)
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
  • Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano

*Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Tire suas dúvidas com um médico online agora!

Gostaria de se tornar um doador de sangue mas está com dúvidas e necessita de orientação? Para resolver isso ou conversar sobre qualquer outra questão de saúde, clique aqui e fale a qualquer momento com nossos médicos do plantão online 24 horas. Nossa teleconsulta é totalmente virtual, ágil e tem valores acessíveis.

Que tal sermos agentes de mudança e adotarmos a solidariedade para transformar esse cenário? ;) Seja você também um doador de sangue!

Quer realizar uma consulta online com um médico?

  • Prescrição digital e pedidos de exames
  • 100% online e com preços acessíveis