Skip to main content
Saúde

Hepatite: o que é, como tratar e como prevenir a doença viral que atinge o fígado

Por 13/07/2021novembro 8th, 2022Sem comentários

Brasil registra queda no número de infecções pela doença, mas 76% dos casos de morte por hepatite são do tipo C, que se tratados, podem ter uma chance de 95% de cura.

O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como sendo o período de conscientização para luta e prevenção das hepatites virais. A ideia não é deixar de abordar o tema nos demais meses do ano, mas chamar atenção da população sobre o que são as hepatites virais, sendo elas as principais causas de câncer no fígado e de outras patologias.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, no Brasil, entre os anos de 2000 a 2018, foram registradas 74.864 mortes por conta da doença, sendo que a hepatite C concentra 76% desses óbitos. De acordo com os dados levantados, nos últimos anos, o tratamento contra a enfermidade evoluiu bastante, sendo que, quando seguido de forma criteriosa, a chance de cura supera os 95%.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), atualmente existem 500 mil pessoas no Brasil com o vírus da hepatite C ativo, com potencial risco de desenvolver cirrose hepática e câncer de fígado. Sendo assim, com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das hepatites virais, o Ibrafig e a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) se unem à Organização Pan-americana de Saúde (Opas) na campanha de Julho Amarelo 2021 com o tema “Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás”.

Leia também: Descubra como as vacinas funcionam e qual sua importância

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

O que são hepatites virais?

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, que são uma infecção que atinge o fígado, causando alterações morfológicas que variam de moderadas a graves. Em inúmeros casos, a doença pode ser silenciosa e não apresentar qualquer sintoma, o que apresenta um grande risco ao paciente. Já quando o desconforto aparece, ele se manifesta especialmente como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Em nosso país, as principais hepatites virais são as dos tipos A, B e C. Existem também, com menor frequência, a hepatite D – mais comum na região Norte do país – e a hepatite E, pouco frequente no Brasil, sendo mais encontrada na África e na Ásia.

É importante estarmos atentos às infecções causadas pelas hepatites B e C, conhecidas por se tornarem crônicas. O avanço desses vírus compromete o fígado e podem causar fibrose avançada ou cirrose, fatores que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão. O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo.

Há testes rápidos disponíveis no SUS para detectar gratuitamente a infeção pelos vírus B ou C, sendo indicado que minimamente todas as pessoas com mais de 45 anos realizem o teste e, em caso positivo, iniciem o tratamento de forma imediata. Apesar da hepatite tipo B não ter cura, há uma vacina contra ela, ofertada nas Unidades Básicas de Saúde. Quanto à hepatite C, há medicações que permitem sua cura, se o tratamento for realizado de forma correta e fiel ao descrito pelo médico.

Leia também: As 10 principais doenças crônicas no Brasil

Quais são os tipos da doença?

A hepatite tem diversas causas, por isso, ela é classificada em alguns tipos, de acordo com o vírus transmissor. São 5 os tipos mais comuns de hepatites virais: A, B, C, D e E. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Hepatite A

É a que tem o maior número de casos, sendo diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve, que ‘se cura sozinha’ e de sintomas amenos, como o escurecimento das urinas e fezes, amarelamento da pele e dos olhos, febre, náuseas e vômitos.

Não há um tratamento específico para esse tipo de hepatite. O que é comumente indicado é que o paciente repouse, tenha uma boa alimentação, consuma bastante líquido e evite o uso de medicamentos que prejudiquem o fígado.

No Brasil, os casos de hepatite A concentram-se, em sua maioria, nas regiões Norte e Nordeste, que juntas reúnem 55,7% de todos os casos confirmados no período de 1999 a 2018. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste abrangem 17,7%, 15,4% e 11,2% dos casos do país, respectivamente. (Fonte: Ministério da Saúde)

Hepatite B

Considerada uma DST – doença sexualmente transmissível, este é o segundo tipo com maior incidência, que atinge os pacientes especialmente por  transmissão sexual ou contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, assim como o uso do preservativo ou camisinha.

Os sintomas são considerados leves, tais como cansaço, tontura, dor abdominal, pele e olhos amarelados. O tratamento para esse tipo inclui medicamentos antivirais, a serem receitados pelo médico.

No período de 1999 a 2018, foram notificados 233.027 casos confirmados de hepatite B no Brasil, período com poucas variações na taxa de detecção, atingindo 6,7 casos para cada 100 mil habitantes no país em 2018. As taxas de detecção das regiões Sul e Norte têm se mostrado superiores à taxa nacional. (Fonte: Ministério da Saúde)

Hepatite C

É a de maior grau de gravidade e que, portanto, deve ter uma atenção especial. Transmitida através do contato com sangue contaminado ou por vias sexuais, a hepatite C é considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV, sendo a principal causa de transplantes de fígado. A doença ainda pode causar cirrose, câncer de fígado e morte.

Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com consequências a longo prazo, que surgem com o passar dos anos.

O tratamento para a hepatite C deve ser realizado de forma personalizada, de acordo com o que for indicado pelo hepatologista ou infectologista. Há uma meta global de eliminar a hepatite C como um problema de saúde pública até 2030, e o Brasil está comprometido com esse objetivo.

Entre os anos de 1999 a 2018, foram notificados 359.673 casos de hepatite C no Brasil. A maior parte dos indivíduos infectados pelo HCV desconhece seu diagnóstico. A maior prevalência de hepatite C está entre pessoas que têm idade superior a 40 anos, sendo mais frequentemente encontrada nas regiões Sul e Sudeste do país. Pessoas submetidas a hemodiálise, privados de liberdade, usuários de drogas e pessoas vivendo com HIV são exemplos de populações mais vulneráveis à infecção pelo HCV. (Fonte: Ministério da Saúde)

Hepatite D

Também conhecida como delta, é causada pelo vírus HDV e ocorre somente entre os pacientes portadores da hepatite B. Desse modo, a vacinação contra a hepatite B também acaba sendo uma forma de proteger as pessoas de uma infecção com a hepatite D.

Os principais sintomas são tontura, cansaço, enjoo, febre e dor abdominal. O tratamento é realizado como para a hepatite B.

Entre 1999 e 2018, foram notificados 3.984 casos confirmados de hepatite D no país. A maior ocorrência se deu na região Norte, com 74,9% dos casos notificados. As regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste abrangeram 10,3%, 5,9%, 5,5% e 3,4% dos casos, respectivamente. Em 2018, foram notificados 145 casos no país, sendo 104 (71,7%) na região Norte. (Fonte: Ministério da Saúde)

Hepatite E

Esse tipo de hepatite viral é transmitida por via digestiva, sendo que o contágio acontece através de alimentos, em uma transmissão fecal-oral, o que gera pandemias em algumas regiões do mundo. Pouco frequente no Brasil, ela também pode ser transmitida por meio do contato com sangue contaminado ou de mãe para filho, durante a gestação.

Dentre os sintomas, destacam-se dor no abdômen, cansaço, vômito e amarelamento dos olhos, que aparecem após o 15º dia da infecção pelo vírus.

O tratamento para esse tipo de hepatite é solucionado pelo próprio organismo, sem a necessidade do consumo de qualquer tipo de medicamento. Indica-se o repouso, uma boa alimentação e alta ingestão de líquidos.

A hepatite E não tem dados de prevalência significativos no Brasil, mas é muito comum na Ásia e África. (Fonte: Ministério da Saúde)

Leia também: Conheça os perigos da automedicação e entenda por que evitá-la

Confira os principais fatores de riscos

Existem diversos fatores de riscos que podem causar a hepatite, é possível destacar alguns deles, sendo:

  • Consumir água e alimentos contaminados;
  • Praticar relações sexuais sem proteção;
  • Utilizar materiais cirúrgicos contaminados;
  • Compartilhar escova de dentes, alicates de unhas e outros itens de higiene pessoal;
  • Uso abusivo de álcool e medicamentos;
  • Não ser vacinado contra hepatites A e B;
  • Compartilhar agulhas para o uso de drogas injetáveis.

A cura e a importância do diagnóstico precoce

Realize check-ups de saúde frequentemente, pois a principal maneira de se identificar a presença da hepatite no organismo é através de exames de sangue. Desse modo, de forma rápida, é possível iniciar o tratamento precocemente, no estágio inicial da doença, antes que ela evolua para quadros mais graves, como cirrose, câncer de fígado ou transplante do orgão.

Para prevenir a hepatite, é necessário adotar hábitos de higiene, não compartilhar objetos de uso pessoal, não ter relações sexuais sem proteção, reduzir o consumo excessivo de álcool e tomar cuidado com a ingestão de algumas medicações prejudiciais ao fígado.

A boa notícia é que hepatite pode ter cura caso o tratamento seja realizado da forma correta! Ao contrário, ela pode levar a sérias complicações e até a óbito. Por isso, em caso de suspeita, procure um médico imediatamente.

Precisa de ajuda com esse tema ou tem alguma dúvida sobre saúde? Realize uma consulta virtual, sem precisar sair de casa. Fale com um médico da nossa equipe: é online e com atendimento 24 horas. Tenha o apoio de um profissional a qualquer momento, de onde você estiver, e cuide de você agora mesmo.

Quer realizar uma consulta online com um médico?

  • Prescrição digital e pedidos de exames
  • 100% online e com preços acessíveis