Skip to main content
Saúde

Conheça 5 dicas para aumentar a imunidade durante a pandemia

Por 28/08/2020janeiro 24th, 2022Sem comentários

Devido ao Coronavírus, a busca por um organismo mais saudável está crescendo como forma de prevenção e apoio à possibilidade de contágio.

Especialmente durante a pandemia, cada vez mais as pessoas se preocupam em encontrar formas para reforçar o sistema imunológico, a fim de tornar o organismo mais resistente a doenças. Entretanto, é importante ressaltar que adotar o hábito de fortalecer as defesas do corpo deve ser algo diário, e não uma ação realizada apenas durante um período pandêmico, pois é a longo prazo que as medidas se tornam mais efetivas.

O sistema imunológico funciona como uma forma de proteger o organismo de agentes indesejáveis, reconhecendo antígenos e desenvolvendo uma barreira como forma de destruí-los ou inativá-los. Em se tratando de uma fase de pandemia, o indivíduo atacado pelo vírus não vai exatamente estrar livre dele, mais sim bem menos vulnerável ao ataque, pois seu corpo – imunologicamente forte – tem a habilidade de se defender melhor, caso seja infectado. Ou seja, quanto maior estiver a sua imunidade, mais protegido você estará contra o COVID-19 ou demais doenças.
Para te ajudar a se proteger melhor e a aumentar sua imunidade, preparamos algumas dicas. Boa leitura!

Entenda as diferenças entre Coronavírus, gripe, dengue e rinite.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quais são os sinais de que sua imunidade pode estar baixa?

É muito comum sintomas como gripes constantes, cansaço excessivo ou queda de cabelo passarem despercebidos em nosso dia-a-dia. No entanto, esses são alguns dos sinais de baixa imunidade que requerem a sua atenção. Veja abaixo os principais sintomas que alertam que sua saúde pode não estar bem e que você precisa buscar ajuda médica:

  • Infecções constantes, como amigdalites, otites ou herpes
  • Febres frequentes
  • Doenças consideradas comuns e simples, como gripes e resfriados, que costumam demorar para passar para você ou que se agravam com facilidade
  • Cansaço excessivo
  • Olhos ressecados
  • Náuseas, vômitos e diarreia por tempo prolongado
  • Manchas vermelhas ou brancas pela pele
  • Queda elevada de cabelo
  • Unhas fracas
  • Deficiência de vitaminas

Saiba como você pode fortalecer a sua imunidade

Atualmente, é mundial a preocupação das pessoas em se prevenir e querer encontrar métodos certeiros para se verem livres da possibilidade de serem contaminadas pelo Coronavírus. Porém, nossa equipe médica destaca que não há nenhuma ação milagrosa que evite o contágio, mas sim uma redução a partir de atitudes já bastante divulgadas, como restringir o contato físico com outras pessoas, adotando o distanciamento social, e intensificar os cuidados higiênicos.

É fato que um sistema imunológico fortalecido significa uma melhor recuperação em caso de infecção, assim como ajuda com que o paciente não adquira outras doenças durante esse processo. Desse modo, todos nós devemos sempre buscar adotar escolhas saudáveis em nosso cotidiano, mesmo quando a pandemia acabar.

Nos atendimentos médicos online realizados em nossa plataforma, levantamos para nossos pacientes uma série de dicas que você também pode passar a adotar com rigor, a fim de deixar o seu organismo forte e mais resistente. Confira:

Teleconsulta: o que é, como funciona e quais as vantagens?

1. Alimente-se de forma balanceada

Esse é aquele item que a maioria das pessoas sabe que é preciso melhorar, mas acaba deixando o tempo passar e não se atenta para a importância de suas escolhas alimentares. ‘Você é aquilo que você come’ significa exatamente que tudo o que você comer vai influenciar seu organismo de forma positiva ou negativa. Portanto, sugerimos que você passe a escolher alimentos de qualidade nutricional, que supram as necessidades do seu corpo e, assim, reduzam sua vulnerabilidade a doenças.

Preparamos uma lista dos alimentos que podem te ajudar a fortalecer seu sistema imunológico e que você deve consumir mais:

    • Vitamina A, como couve, cenoura e abóbora
    • Vitamina C, como limão, laranja, outras frutas cítricas e gengibre
    • Vitamina E, como folhas verdes, grãos e óleos vegetais
    • Ácido fólico, presente nos vegetais verde-escuros, feijão e cogumelos
    • Zinco, encontrado na carne bovina, amêndoas e nozes
    • Ômega 3, presente em peixes como salmão e atum, assim como na linhaça

2. Pratique exercícios físicos

Outro item que parece “mais do mesmo”, mas é realmente de extrema necessidade para se conquistar um corpo saudável, é a prática frequente de atividade física. O sedentarismo é considerado a doença do século, uma vez que a falta da prática de exercícios é fonte de diversas doenças. Manter o corpo ativo estabelece uma comunicação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, o que previne as doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, psiquiátricas, entre outras.

Busque escolher uma atividade que gere prazer e te desligue, também, de todo o estresse e ansiedade que você pode estar vivendo, seja no trabalho, em casa, ou por conta da situação atual do mundo. Estar em movimento, com equilíbrio, vai trazer rapidamente bem-estar e saúde para sua rotina, assim como estimular o aumento da produção de glóbulos brancos, os quais ajudam no combate de doenças.

3. Durma bem

Você tem insônia com frequência? Ou está sem uma boa rotina de sono por passar mais tempo em casa durante esse isolamento social? Da mesma forma que é imprescindível para a saúde de seu organismo manter o seu corpo ativo, também é muito importante que ele tenha um período de descanso de qualidade. Quando suas noites não são bem aproveitadas para relaxar, no dia seguinte, sua energia não será revigorada como deveria, e isso vai desgastar seu organismo.

Ao dormir mal, seu corpo acumula tensão e estresse, pois deixa de liberar, durante o sono, hormônios que servem para equilibrar o corpo. Assim, com o passar do tempo, o que se ganha com as noites mal dormidas são efeitos colaterais desagradáveis, como distúrbio de humor, perda de memória, falta de concentração ou desatenção, cansaço e ela: a baixa imunidade.

4. Mude seus hábitos ruins

É inquestionável e todos sabem de cor: consumir cigarro, drogas e álcool são uma grande agressão ao organismo e devem ser evitados com urgência por quem deseja ter um corpo mais saudável e fortalecido. Todo excesso faz mal ao seu corpo, imagine então o que as substâncias tóxicas podem provocar?

Do mesmo modo, ressaltamos os malefícios gerados pelo consumo elevado de açúcar, sal e gorduras, igualmente nocivos para o bom funcionamento do organismo. Todo esse combo gera um corpo enfraquecido, indisposto, que tem as respostas das células amplamente afetadas. Então, elimine o que estiver em desequilíbrio e busque hábitos mais saudáveis.

5. Beba bastante água

Manter-se bem hidratado só traz benefícios para o nosso corpo, sendo um suporte para todos os itens acima e muito mais. Veja abaixo o que o consumo de água oferece de bom para você:

    • Regula a temperatura corporal
    • Favorece o emagrecimento
    • Desintoxica o corpo após os excessos alimentares ou hábitos ruins
    • Proporciona mais disposição para o seu dia e para sua atividade física
    • Facilita a absorção e a utilização dos nutrientes consumidos

Conheça as 5 especialidades médicas mais procuradas para consulta online.

Está com alguma dúvida ou tem queixas de saúde? Nossos médicos estão à disposição de você e sua família a qualquer momento. Acesse o site do Médico24hs para falar agora mesmo com um médico do plantão, ou agende com profissional da especialidade de sua escolha. Faça já o seu cadastro e realize uma consulta médica sem sair de casa! Queremos cuidar de você!

Quer realizar uma consulta online com um médico?

  • Prescrição digital e pedidos de exames
  • 100% online e com preços acessíveis