Descubra como funciona o atendimento médico à distância pelo nosso Plantão 24 horas e quando ele pode ser útil para você e sua família

Já pensou em ter a opção de poder conversar com um médico no conforto de sua casa e a qualquer momento? Especialmente em tempos de pandemia, ter o apoio de uma equipe médica com agilidade é de extrema importância. Ao sinal da primeira queixa, pacientes de todo o Brasil podem se conectar imediatamente à nossa plataforma de seus celulares ou computadores, e receber ajuda remota dos médicos de plantão para tirar dúvidas sobre sua saúde ou de alguém de sua família por videoconferência.

A tecnologia do nosso Plantão Médico Online 24 horas proporciona levar o médico às pessoas para que estas, pela tela do dispositivo, possam ser devidamente orientadas, com um atendimento de saúde profissional ágil, seguro e ético. A telemedicina já acontece em todo o mundo e ganhou força em nosso país por ser uma das principais medidas de controle à disseminação do Coronavírus. Os órgãos regulamentadores nacionais liberaram em caráter emergencial as teleconsultas, o que facilita o contato com médicos, além de contribuir para reduzir da exposição das pessoas – médicos e pacientes – a ambientes externos, que podem estar contaminados com esse e outros vírus.

Você sabe o que é teleconsulta?

O empresário André Mesquita, de 31 anos, conta que tem sinusite crônica e estava com uma forte crise há muitas semanas. Devido à pandemia, a preocupação em ir até um hospital foi grande, mas ele sabia que precisava ser corretamente medicado.

“Eu estava com todos os sintomas clássicos de sinusite, como dores de cabeça e no rosto, obstrução no nariz, além de uma tosse constante que não passava por várias semanas. Como já vivenciei esses sintomas dezenas de vezes, desde a minha adolescência, eu já tinha uma boa pista do que se tratava. A fim de evitar ir ao médico, resolvi utilizar um atendimento de teleconsulta e, ao realizar uma busca, cheguei ao Médico24hs. Rapidamente conversei com o médico plantonista, que receitou meu antibiótico e outros medicamentos para alívio dos sintomas. Estou recuperado e com certeza voltarei a usar a plataforma quando for necessário. Foi prático e me ajudou bastante”, relata o paciente.

Especialista afirma: telemedicina veio para ficar e é o mínimo necessário.

Como funciona o Plantão Médico Online?

Teleconsulta ou teleatendimento nada mais é que consulta médica online e é uma das áreas contempladas pela telemedicina. No caso do plantão médico, se trata de um suporte de saúde instantâneo, ou seja, que acontece imediatamente, sendo um canal para que o paciente possa conversar com um médico quando precisar de algum esclarecimento pontual, de orientações para um tratamento ou de receitas médicas.

Para acessar o nosso sistema e utilizar o plantão, é muito simples. Basta acessar o site do Médico24hs, preencher o cadastro e, a seguir, selecionar o botão do plantão. Em seguida, o paciente será migrado para a área de pagamento. Muito rapidamente, após realizar essa etapa, a teleconsulta está prestes a ser iniciada. Para o sucesso da experiência, é fundamental checar o funcionamento da câmera e do áudio do dispositivo escolhido para ser utilizado durante a videoconferência com o médico – computador, celular ou tablet.

*Visite nossa plataforma e se surpreenda com as excelentes taxas cobradas para nossos serviços!

Confira as 7 principais doenças diagnosticadas por médicos online

8 situações em que você pode procurar o plantão médico online

O atendimento do plantão médico online do Médico24hs funciona como um Pronto Socorro virtual, sendo que não atende casos de emergência. Realizamos orientações personalizadas para cada paciente e, caso nossos profissionais levantem que o seu quadro é de urgência, você será prontamente encaminhado à um centro de saúde presencial. Entretanto, em diversas situações, você pode receber o acolhimento de um médico à distância de onde estiver, sem precisar se deslocar à clínicas ou hospital. Confira alguns exemplos abaixo:

1. Doentes crônicos com agravamento da doença

Conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde, as DCNT – doenças crônicas não transmissíveis correspondem a 63% das mortes mundiais, sendo que, no Brasil, são responsáveis por 74% dos óbitos.

Grande parte das doenças crônicas podem ser prevenidas e controladas. Para tanto, é preciso ter o conhecimento da doença, de modo a tratá-la corretamente e de forma contínua. Muitas delas têm a progressão lenta e longa duração, podendo acompanhar o paciente por toda a vida, seja de forma silenciosa ou sintomática.

Dentre as principais, destacamos as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (asma, bronquite, rinite, sinusite e DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e doenças metabólicas (diabetes, dislipidemia e obesidade).

Para todos os casos, quando o paciente tiver um mal-estar relacionado à sua condição de saúde ou até mesmo uma dúvida sobre como contribuir para a melhoria do tratamento ou precisar renovar a receita de um medicamento que esteja acostumado a consumir (de tarjas branca e vermelha), nossa equipe médica do plantão 24 horas está à disposição.

2. Infecção de garganta

Um grande incômodo que merece atenção é a infecção de garganta, a qual pode ser viral, sendo sua causa mais comum um resfriado, ou bacteriana, causada por uma faringite estreptocócica.

Dentre os sintomas, os mais comuns são a dor de garganta ao falar ou engolir, vermelhidão na garganta e amígdalas, assim como linfonodos inchados no pescoço (do tamanho de um feijão). Além disso, é comum que a infecção possa estar acompanhada de outros sintomas, como dor nos ouvidos, febre, placas brancas nas amígdalas, tosse e mau hálito.

Para realizar um tratamento correto e não esperar o quadro se agravar, logo que você notar algum desses desconfortos, entre em contato com o atendimento do plantão de nossa plataforma e seja prontamente acolhido.

3. Dor de ouvido

A dor de ouvido é um dos sintomas mais incômodos e que levam mais pessoas ao Pronto Socorro. Estudos mostram que, até os 3 anos de idade, 8 em cada 10 crianças terão uma infecção no ouvido, que chegará a se repetir 6 ou mais fezes, para 4 a cada 10 delas, até que tenham idade escolar. Nos adultos, é mais frequente nos homens do que nas mulheres.

Suas principais causas são infecções por vírus, fungos, bactérias, exposição à água ou excesso de cera, e é comum vir acompanhada de dor de garganta, coceira, tontura, febre e pus. Essa condição merece uma avaliação o mais rápido possível, especialmente quando se repete mais do que 3 vezes ao ano.

O tratamento indicado por nossos profissionais do plantão médico para você será individualizado, de modo a prevenir com que a infecção de ouvido se torne crônica e te ajudar a retomar sua qualidade de vida com segurança.

4. Infecção urinária

A infecção urinária é uma doença que ocorre em alguma das partes do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra. É causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus e migram para a bexiga, podendo alcançar os rins. Quando as bactérias ficam concentradas apenas na bexiga, a doença é chamada de cistite. Caso atinjam os rins, que é um caso mais grave, recebe o nome de pielonefrite e causa ainda mais desconfortos.

Mais comum nas mulheres – que têm 50 vezes mais chances de serem acometidas do que os homens, aproximadamente 30% delas vai apresentar uma infecção urinária ao longo da vida. Dentre os sintomas, os principais são ardência ao urinar, ir ao banheiro para fazer xixi por diversas vezes, dores no baixo ventre ou nos rins e, até mesmo, urina avermelhada, com a presença de sangue.

Entretanto, é possível evitar complicações mais sérias quando se inicia o tratamento rapidamente. Assim, ao sentir algum dos itens acima, não deixe de procurar nossa equipe imediatamente, para que possamos indicar o tratamento adequado para você.

5. Febre, tosse e outros sintomas gripais

Com a pandemia do Coronavírus, nunca se falou tanto em sintomas de gripe. Com receio de contrair o vírus, as pessoas estão atentas a cada detalhe e preocupadas com o que seu quadro clínico pode significar.

A gripe, atualmente, pode ser confundida com dengue, COVID-19, Influenza ou até mesmo uma rinite (já falamos sobre isso neste artigo). Por isso, receber o suporte de um profissional capacitado pode fazer toda a diferença para a sua recuperação.

Se você está com febre, seja alta ou baixa, tosse, dores no corpo, calafrios, manchas na pele, secreção na garganta, fadiga, com o olfato e o paladar alterados, dor de cabeça, vomito, diarreia, dificuldade para respirar, coceira nos olhos, entre outros sintomas de doenças gripais, fale agora mesmo com o médico do nosso plantão 24 horas. Nossa equipe está pronta para fazer o seu diagnóstico e te ajudar com um tratamento adequado às suas necessidades.

6. Tensão Pré-Menstrual e outros desconfortos ginecológicos

Há quem não acredite em sua existência ou julgue a mulher que se queixa de TPM como sendo dramática, no entanto, já é comprovado que o período pré-menstrual é capaz de causar grandes desconfortos para muitas mulheres.

A TPM – Tensão Pré-Menstrual acontece dias antes da menstruação e causa sintomas psicológicos e físicos, que podem desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual ou durar até o fim dele. Isso acontece devido a uma alteração hormonal que ocorre no organismo e interfere no sistema nervoso central feminino, causando sensações emocionais como irritabilidade, vontade de chorar, depressão, ansiedade, insônia, sonolência, fome ou falta de apetite, dificuldade de concentração e fadiga. Além disso, há também os sintomas físicos, especialmente dor de cabeça, aumento de peso, inchaço das mamas, acne e distensão abdominal.

Se você é mulher e tem algum desses desconfortos, ou alguma outra queixa ginecológica, como cólicas em excesso, dúvida sobre DSTs, métodos contraceptivos, entre outros, acesse nossa plataforma e converse com nosso médico de plantão, que vai te ajudar a encontrar o tratamento adequado para você.

7. Receita médica vencida

Você faz uso de algum medicamento e a última receita dele venceu ou você simplesmente não tem uma nova? Ou precisa de uma receita médica para um outro incômodo? Em nossa plataforma, nossos médicos podem te ajudar de forma completa, e emitir sua receita digital. Por isso, você não precisa interromper o seu tratamento ou sair de casa para tratar de questões de baixa complexidade sobre sua saúde.

Acesse nosso site, converse com um dos profissionais disponíveis – a qualquer momento do dia, e conte para ele sobre o seu histórico de saúde, suas queixas e qual o apoio que precisa nesse momento.

*Receitamos medicamentos de tarjas branca e vermelha (inclusive antibióticos). Ainda não foi liberada a prescrição digital para remédios de tarja preta.

8. Dúvidas diversas sobre saúde

Você está com alguma outra dúvida de saúde e precisa de uma orientação médica? Ou alguém de sua família não está se sentindo bem? Seja dores diferentes no corpo, orientação para uso adequado de medicamentos, apoio para aprender a cuidar de um curativo, estresse, ansiedade, dúvidas sobre amamentação, cólicas de bebê, alteração de pressão… Nós podemos te ajudar!

Para nosso time de médicos, o importante é promover um atendimento ágil, logo que aparecerem as primeiras queixas para você, e te ajudar a conquistar seu bem-estar físico de forma ética e segura. Fale conosco assim que precisar.

Quais são as principais vantagens do atendimento pelo plantão no Médico24hs?

1. Resposta rápida

Logo que o paciente realiza o pagamento do plantão no site, o atendimento já é realizado. Ou seja, você não precisa enfrentar filas em salas de espera, aguardar para realizar a consulta apenas quando seu médico tiver horário na agenda ou, até mesmo, se preocupar com seu deslocamento e estacionamento. É simples, dinâmico e ágil.

2. Receita médica online, atestado e exames

Como citamos antes, nosso sistema prescreve, através de certificado de assinaturas digitais de nossos profissionais, receitas médicas online para os medicamentos de tarjas branca e vermelha (inclusive antibióticos), que são enviadas por SMS para o paciente. Assim, ele pode efetuar a compra até mesmo online com a farmácia ou apenas apresentar no balcão para o atendente. Além disso, emitimos atestados médicos e pedidos de exames, que podem ser realizados em centros de saúde de todo o país. *Ainda não há liberação para emissão de receitas tarja preta.

3. Encaminhamento para especialista

Caso o médico do plantão note, após o seu atendimento, que é necessário que você seja consultado por um médico de determinada especialidade, você será prontamente encaminhado para um profissional de nosso time. Assim, você terá um diagnóstico mais preciso, de acordo com a sua necessidade, com consulta agendada no horário que preferir, de acordo com a agenda do médico selecionado. A teleconsulta com especialistas ainda garante o direito ao retorno de consulta, quando você poderá conversar novamente com o médico, a fim de que você receba um acompanhamento atento e personalizado.

4. Prontuário Médico Digital

Este documento é um histórico completo de sua saúde, disponível em uma versão online no nosso sistema, que você leva para onde for. Tenha em mãos, para facilitar até mesmo seus atendimentos presenciais, dados precisos sobre seu quadro clínico e tudo o que você já sentiu antes, os tratamentos que já fez e os que está realizando. Isso também ajuda os médicos de nossa plataforma a cuidarem ainda mais de você, por estarem de olho em cada detalhe.

Com a tecnologia, os médicos estão mais disponíveis do que nunca e nossa plataforma te aproxima deles! Queremos cuidar de você e sua família, no momento que precisarem. Faça agora o seu cadastro e, a qualquer sinal, conte com nossa equipe de plantonistas ou agende sua consulta com um especialista.

Brasil Telemedicina

Autor Brasil Telemedicina

Mais artigos por Brasil Telemedicina

Deixe uma resposta















 
close-link