Skip to main content
Saúde

Quais são os 10 benefícios da amamentação para você e seu filho

Por 31/08/2020janeiro 24th, 2022Sem comentários

Nos unimos à campanha Agosto Dourado para incentivar as mulheres a se entregarem a esse ato singelo e importante para a saúde de seu bebê.

Ao vermos uma mãe amamentando seu filho com um belo sorriso no rosto, esbanjando beleza e tranquilidade em sua bela poltrona, nos dá a impressão que o aleitamento materno é algo simples e totalmente natural. Entretanto, nem sempre é assim. É por conta principalmente das dificuldades geradas por esse momento e pela necessidade de se incentivar este ato de amor e nutrição que a campanha mundial Agosto Dourado surge para reforçar os benefícios da amamentação para mãe e bebê, sendo essa uma escolha que tem reflexos positivos até a vida adulta, ao reduzir o risco de se desenvolver diversas doenças.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado entre fevereiro de 2019 a março de 2020, menos da metade das crianças brasileiras menores de seis meses (45,7%) foram amamentadas exclusivamente com leite materno.

Apesar de ainda ser um índice baixo, o número apresenta um aumento ao ser comparado com os últimos dados, de 2006, em que esse percentual era somente de 37%. A pesquisa atual levantou também que, entre os bebês com menos de 4 meses, o índice de aleitamento materno exclusivo é de 60%, enquanto que de crianças de 12 a 15 meses é de cerca de 53% e as até 2 anos de quase 61%.

Sendo assim, toda a nossa equipe médica, não apenas no mês de Agosto, mas ao longo do ano, te incentiva a não desistir da amamentação tão facilmente e a buscar as informações necessárias para obter apoio durante essa jornada. Se você é mãe, conte conosco. Se você é pai ou conhece alguém que está vivendo ou prestes a viver este momento, compartilhe essa informação.

De acordo com a Dra. Luciane Camargo, médica ginecologista e endocrinologista do Médico24hs, a OMS- Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno desde a primeira hora de vida até os 2 anos, sendo a única fonte de alimentação para o bebê até os 6 meses.

“É com a amamentação que a mãe começa o processo de passar o melhor de si para o lactente, do carinho à nutrição, em um ato de total doação. O leite materno é o alimento essencial dos filhotes de todas as espécies de mamíferos, sendo extremamente completo, sem necessidade de complementação, composto por proteínas, minerais, gorduras e imunoglobinas de suma importância para o sistema imunológico desta nova vida.

Além disso, o contato pele a pele entre mãe e bebê fortalece o vínculo entre eles, trazendo tranquilidade para os dois nesta nova relação que acaba de surgir e criando crianças mais seguras e preparadas para enfrentar o futuro, tanto psicologicamente como nutricionalmente”, salienta a médica.

Confira os 5 benefícios da amamentação para a mãe

Ei, mamãe. Antes de falarmos das vantagens que o aleitamento materno traz para o bebê, queremos salientar o quanto ele também é benéfico para você. Se alguém está deixando de te incentivar ou você pensa em desistir, esperamos que as informações abaixo cheguem até você em um bom momento. Nosso intuito não é te pressionar, mas sim, te ajudar. ;)

1. Fortalece o vínculo com seu bebê

A troca de olhares e de carinho, poder conversar bem pertinho do seu filho, ter a possibilidade de alimentá-lo e de confiar no seu corpo de forma intuitiva é enriquecedor para você e seu bebê durante todo o desenvolvimento da criança. Procure estar presente e curtir esse momento, que não vai durar para sempre, mas que você guardará com muito carinho no seu coração.

2. Libera ocitocina

A ocitocina é o hormônio responsável pela contração do útero. Assim, quando você amamenta o seu bebê, esse hormônio passa a ser liberado com mais rapidez, o que auxilia na redução do tamanho do útero, diminui o sangramento pós-parto e, desse modo, reduz as chances de você ficar anêmica. Outro ponto importante é que a ocitocina estimula a liberação do leite, e portanto, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe terá.

3. Previne câncer de mama e ovário

Já é cientificamente comprovado que amamentar exclusivamente seu filho de forma exclusiva durante os primeiros 6 meses previne dois tipos de cânceres muito comuns às mulheres: o de mama e o de ovário. Então, ao investir na saúde do seu bebê, você também está cuidando de você para ele. ;)

4. A amamentação auxilia no emagrecimento e reduz os riscos de diabetes

Alô, mamães. Como amamentar dá fome, não? Pois é, é um grande gasto de energia para o nosso organismo. Por isso, também ajuda a emagrecer. Você sabia que com a amamentação você pode chegar a gastar cerca de 800 calorias por dia? Além disso, sua saúde segue melhorando, já que toda essa atividade no seu organismo reduz o risco de diabetes e controla o açúcar do seu sangue.

5. Reduz as chances de ter depressão pós-parto

Devido aos hormônios liberados enquanto o leite é produzido, especialmente a ocitocina, a mãe passa a sentir com mais evidência a sensação de realização pessoal e bem-estar (mesmo em meio ao cansaço, acredite!). Desse modo, o risco de depressão pós-parto ou baby blues é automaticamente reduzido também, já que a amamentação produz em seu corpo essa sensação de felicidade.

5 dicas para aumentar a imunidade na pandemia.

E quais são os 5 benefícios para o meu bebê?

Chegou a hora de enumerar as vantagens geradas pelo aleitamento materno para o seu filho. Creio que, agora, vamos te incentivar de vez. Vamos lá? :D

1. Fornece todos os nutrientes que seu bebê precisa

O leite materno é naturalmente completo, sendo produzido pelo seu corpo de forma equilibrada, com os teores adequados de proteínas, carboidratos, gorduras e água. Tudo isso favorece o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Uma dica: sugerimos que ele mame todo o leite de um peito antes de passar para o outro, pois assim ele recebe todos os nutrientes da mamada completa, afinal, os nutrientes são liberados pouco a pouco. Cabe ressaltar também que o leite materno está sempre pronto para consumo, na temperatura ideal e livre de contaminações. Pois é, nosso organismo é mesmo perfeito!

2. Facilita a digestão

Por ser especialmente produzido de você para o seu bebê, o leite materno é digerido com facilidade pelo intestino dele. E o que isso significa? Que nesse processo, também é favorecida a correta absorção dos nutrientes, o aumento da frequência de mamadas e a produção de leite, trazendo mais calorias e alimento para o bebê e fortalecendo seu corpinho. Enquanto isso, as fórmulas infantis em pó são reconhecidas por uma digestão mais lenta, já que se tratam de leite artificial, não natural, e podem gerar mais cólicas.

3. Previne anemias e obesidade

Já dissemos o quanto o leite materno é completo, sabemos. ;) Mas veja só, não para por ali: ele contém um tipo de ferro exclusivo que é facilmente absorvido pelo intestino do bebê. Outro ponto importante: o leite materno é rico em ácido fólico e vitamina B12, componentes importantes para atuar na produção dos glóbulos vermelhos, células que transportam oxigênio pelo sangue. E mais: devido ao seu efeito antinflamatório, crianças que mamaram têm menos chances de serem obesas, terem diabetes ou problemas cardíacos por toda a vida.

4. Fortalece o sistema imunológico

O leite materno é uma forma natural de defesa para o seu bebê, já que é rico em anticorpos produzidos por você, mamãe. Isso protege seu filho de problemas como asma, pneumonia, gripes, problemas intestinais e dores de ouvido. Caso ele fique doente, a recuperação é facilitada, uma vez que o organismo da mãe produz proteínas e as células de defesa no leite. Como ficar sem esse alimento fonte de vida e proteção? <3

5. Desenvolve o sistema nervoso

E quando dizemos que o leite materno é completo, a composição não para de surpreender. Ele é rico em DHA, uma gordura boa que faz parte da formação dos neurônios, atua diretamente na memória, no aprendizado e na atenção. O DHA é um dos componentes presentes no ômega-3, importante para prevenir problemas como Alzheimer, demência e TDAH. Muito amor pelo seu leitinho :)

Teleconsulta: O que é, como funciona e quais as vantagens?

Conheça um relato real e sincero de uma mãe que não desistiu de amamentar a sua filha

Helena Margarido, bióloga de 30 anos, é mãe da Isabela, de 2 meses. Ela procurou nossa equipe médica devido a dificuldades na amamentação. Como a maioria das mulheres, ela se preocupava tanto com o parto, que achou que o puerpério – os primeiros meses do pós-parto – seria mais tranquilo. Entretanto, ainda assim, buscou informações para se preparar melhor para o momento, sempre contando com o apoio do marido e da mãe. Ao primeiro sinal de desconforto, acreditou na telemedicina, especialmente devido à pandemia, e recebeu suporte ágil, sem precisar sair de casa.

7 principais doenças diagnosticadas por médicos online

“Tive uma gestação tranquila e me preparei bem para o parto e amamentação. Todos me falavam para eu me preocupar com o pós-parto e fui atrás de informações. Fiz curso online de amamentação e estava me sentindo craque, porém nada da teoria adiantou quando a prática chegou. Logo na primeira semana amamentando, meus dois seios estavam fissurados. Eu não sabia lidar, fiquei emocionalmente instável e preocupada com o ganho de peso da Isabela.

Na semana seguinte, ainda com os seios rachados, tive mastite e iniciei 10 dias de antibiótico, sob orientação da médica online, que me atendeu rapidamente, me medicou, me tranquilizou e me orientou. Dessa forma, também fiquei segura por não precisar sair de casa, por conta do receio de contrair o Coronavírus. Utilizei laser para as rachaduras e acordava de madrugada, enquanto ela dormia, para ordenhar e não deixar empedrar.

Parecia tudo controlado, quando surgiu a segunda mastite e candidíase mamária que, consequentemente, passou sapinho para a minha bebê. Nesse momento, a médica do plantão online me orientou a agendar uma consulta presencial de urgência. Eu já estava, nesse ponto, pensando em desistir e partir para a fórmula e mamadeira, mas quando pensava na troca de olhares, no carinho, e no quanto minha filha estava saudável, eu persisti.

Hoje estamos curadas, o seio já não doi mais e a amamentação está confortável e agradável. Ainda acordo de madrugada para ordenhar e o cuidado para não ter mais mastite continua, porém a alegria e o prazer dos nossos momentos durante a amamentação não tem preço.

Por fim, tudo se resolveu tão bem, que agora vou doar leite para o banco de leite da minha cidade, Campinas, podendo ajudar a nutrir outros bebês.  O começo é intenso, pode ser muito doloroso, mas passa e hoje o prazer da amamentação é presente”, conta a mamãe da Isabela.

Está com alguma dificuldade para amamentar? Nossa equipe médica de ginecologistas e pediatras estão à disposição para cuidar de você e de seu filho de forma personalizada e te ajudar, seja onde você estiver. Acesse já o nosso site, faça seu cadastro, agende sua consulta e entenda como a teleconsulta pode contribuir com a sua saúde e de seu bebê.

*Salientamos que, caso o médico avalie que é o momento de você parar de amamentar, iremos fornecer todo o apoio possível, com possibilidade de suporte psicológico em nossa plataforma de psicologia online. Conte conosco!

Quer realizar uma consulta online com um médico?

  • Prescrição digital  e pedidos de exames
  • 100% online e com preços acessíveis