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Saúde

Meta para 2022: descansar e me divertir mais!

By 20/12/2021janeiro 24th, 2022No Comments

Entenda a importância de colocar em sua rotina o descanso e o lazer, para ter a saúde física e mental em dia.

Com certeza você já ouviu a expressão “Respira, não pira”. Por trás dela, notamos o quanto as pessoas estão sobrecarregadas de tarefas, precisando equilibrar a rotina de trabalho, família, lazer e saúde, sempre em busca de qualidade de vida. Em tempos de fim/começo de ano, esse excesso se torna ainda mais “a flor da pele”, portanto, que tal escolher mudar isso nesse período e colocar seu descanso e sua diversão como uma das metas para 2022 (e sempre!)?

“Um bom descanso é metade do trabalho”, diz um provérbio iugoslavo que ganhou destaque nos últimos tempos. E quem nunca se queixou da falta de tempo? A rotina corrida e repleta de tarefas a se cumprir, sejam elas pessoais ou profissionais, faz parecer que as 24 horas do dia nunca são suficientes para completar todo o cronograma. Conforme as premissas dos Direitos Humanos, a carga horária diária digna de uma pessoa deve ser separada em 3 etapas, sendo: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso.

Fomos ensinados que precisamos fazer, incansavelmente, ‘de tudo um pouco’, e de maneira primorosa, nos levando a sermos constantemente competitivos e à sensação de que nunca fazemos o suficiente.  Realizar diversos cursos, fazer trabalhos voluntários, praticar esportes, procurar novas experiências para agregar à nossa carreira profissional, cuidar da casa e da família, cozinhar, realizar consultas médicas… As tarefas são infindáveis, entretanto, se sobrecarregar não vai te ajudar a progredir de maneira saudável e, em algum momento, a conta da exaustão e a chegada de transtornos se torna aparente. Está mais visível do que nunca que repousar e ter seu tempo de lazer é essencial para sua saúde mental e física.

A pandemia do Coronavírus evidenciou as consequências da sobrecarga em nossa rotina. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde com mais de 17 mil pessoas apontou que 86% dos entrevistados registraram sintomas de ansiedade, 45,5% de estresse pós-traumático e 16% de depressão. Não por acaso, a própria residência dos entrevistados foi apontada como o principal local de trabalho pela maioria dos participantes, quando antes, casa era associada à família e descanso. Hoje, com o home office ativo, nosso lar também se tornou um ambiente para entrega de alto desempenho e metas, gerando uma confusão em diferenciar quando é o momento de trabalhar, e quando chega a vez de curtir o ambiente.

Mas, então, como relaxar a mente? De acordo com o estudo The Art of Rest ( A Arte do Descanso), realizado por uma inglesa e que contou com a participação de mais de 18 mil pessoas de 135 países, essa resposta pode ser diferente para cada pessoa. Não se trata apenas de dormir, conforme os especialistas sempre ressaltam, mas também de aliar a boa qualidade de sono à fazer aquilo que de fato alivia nossa cabeça e recarrega as energias do corpo. Entre as maneiras mais citadas pelos entrevistados estão ler (58%), estar em contato com a natureza (53%), ficar sozinho (52%), ouvir música (40%) e não fazer nada – mesmo (40%).

A falta de descanso afeta não somente a capacidade mental, mas dormir poucas horas aumenta muito as chances de se desenvolver diversas doenças, tais como:

  • Doenças do coração;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Pressão arterial elevada;
  • Derrames cerebrais.

Mesmo não sofrendo problemas de saúde, a falta de uma boa noite de sono pode interferir no dia seguinte, atrapalhando várias outras funcionalidades do corpo. Nos homens, por exemplo, a testosterona diminui e faz com que eles tenham menos energia, sintam-se mais irritáveis e estejam mais expostos à depressão e ansiedade.

Dormir pouco está diretamente relacionado com o cortisol, o “hormônio do estresse”. Esse hormônio, quando desregulado, pode afetar sua saúde em vários âmbitos, principalmente no sobrepeso e obesidade.

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Confira 8 dicas para equilibrar suas atividades com descanso e lazer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Essa definição permite perceber que a expressão não passa de uma percepção dos outros, e sim, sobre a visão que cada um tem sobre si próprio.

Cuidar de todos nossos afazeres parece ser uma tarefa difícil de conciliar, mas, quando planejamos o nosso tempo, tudo se torna possível: a ansiedade tende a diminuir, os valores mudam e o tempo começar a “jogar” a nosso favor. Por isso, ao melhorar a organização, surge a sensação de bem-estar e do bom aproveitamento do dia, atitudes mais positivas e os sinais de maturidade, rumo à sonhada qualidade de vida que todos desejamos. Confira, abaixo, dicas de como começar essas mudanças de hábitos.

1. Descansar é o ponto de partida

Reserve o tempo necessário para dormir e acordar bem. Primeiramente, precisamos atentar à nossa saúde e, para isso, descansar é o item mais importante. Tanto nossa mente, quanto nosso corpo precisam dessas horas “sagradas” de sono e relaxamento, para deixar o organismo com energia e mais animado na hora de acordar, além de contribuir, e muito, para o fortalecimento do sistema imunológico.

Por isso, não “lute com o sono”. Obedecer às vontades do corpo é respeitar a sua saúde. Muita gente, mesmo estando com sono, tem o hábito de ficar acordada até mais tarde, assistindo TV ou acessando a internet, por exemplo. Em contrapartida, o nosso organismo não consegue relaxar corretamente e acorda sem ânimo e com mais preguiça. E o pior: mais propenso ao desenvolvimento de doenças. Portanto, escolha dormir bem!

2. Melhore sua alimentação

Não é novidade que hábitos alimentares estão diretamente associados à qualidade do nosso sono. Por isso, precisamos manter um padrão alimentar saudável e nutritivo. Na hora de jantar, por exemplo, prefira alimentos leves, com poucas calorias e ricos em fibras alimentares, para facilitar o trabalho de digestão. Iogurtes naturais, saladas orgânicas e produtos integrais são as melhores fontes para comer e, depois, dormir bem.

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3. Mantenha o foco durante a jornada de trabalho

Dê mais valor ao tempo de produção e menos à carga horária. Enquanto os estudos não encontram um número exato para a quantidade de horas de trabalho ideal (4h, 5h, 6h, 8h, etc), o importante é usar esse tempo sempre como uma forma produtiva e realizando as ações mais importantes primeiro. Por isso, o indicado é trabalharmos o período necessário para terminarmos essas obrigações, mantendo o foco, o equilíbrio, o raciocínio e a concentração ao longo dessa carga horária.

4. Busque prazer em suas atividades profissionais

Pessoas que trabalham com o que gostam são mais felizes e produtivas, afinal, as obrigações acabam se tornando um prazer em meio à rotina. É importante saber, seja por teste vocacional ou trocando de trabalho, quais são os nossos interesses.

5. Foque nas metas, mas não vire refém delas

Quando traçamos metas, os objetivos devem ser seguidos, mas, devemos estar sempre atentos às situações diferentes que possam surgir. Tenha sempre um plano A, plano B ou plano C, para não cair em armadilhas que atrapalharão o andamento do seu dia.

6. Faça atividades físicas

Pelo menos 30 minutos por dia você deveria reservar para alguma atividade física. Não precisa ser um atleta. Faça uma caminhada, ande de bicicleta, pratique corrida, faça musculação ou outras atividades em uma academia ou pratique algum esporte. Essas ações ajudam a fortalecer a saúde e deixar a mente em dia.

7. Fique mais com a família e com quem ama

Nunca foi tão importante estreitar os laços familiares e de amizades. Vá buscar o seu filho na escola, ver seus pais ou jogar conversa fora com amigos e amigas. Isso esvazia a mente, anima e promove bem-estar. Afinal, é para compartilhar momentos com pessoas queridas que nós trabalhamos, não é verdade? Pense nisso e curta esses instantes de alegria em grupo com mais gratidão e entrega, para voltar com maior intensidade e energia às obrigações cotidianas.

8. Tenha um hobby

Ter um hobby é mais importante – e agradável – do que você imagina! Dedicar o seu tempo para uma atividade prazerosa pode mudar a forma como você enxerga o seu trabalho, seus relacionamentos e, especialmente, a si mesmo.Tudo isso graças à sensação de bem-estar ocasionada por cultivar um passatempo.

Praticar um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o estresse do dia-a-dia e ainda ter um momento dedicado exclusivamente para si mesmo. Eles podem ser atividades práticas, como cozinhar, tirar fotos, correr ou praticar algum esporte, ou podem ser intelectuais como ler, escrever ou assistir a bons filmes e séries.

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Por fim, o mais importante: busque sempre apoio médico

Descansar e se divertir é extremamente indicado, mas, como conversamos no último artigo, realizar check-ups de forma regular é fundamental para avaliar como está nossa saúde e diagnosticar, a tempo, diversas doenças. Além disso, com o apoio de profissionais de saúde, é possível realizar a prevenção de patologias. Somado a isso, é comum que as pessoas demorem a buscar ajuda médica, mesmo ao primeiro sinal de uma queixa.

Salientamos hoje que você não pode deixar sua saúde para depois! Está com algum sintoma diferente? Tem dúvidas em relação à sua saúde ou não realiza exames há muito tempo? Acesse agora o nosso site e fale com um médico do nosso plantão online 24 horas. Se preferir, agende com um profissional da especialidade que desejar. Queremos atuar, junto com você, na melhoria de sua qualidade de vida!