Skip to main content
Saúde

Saiba como a teleconsulta pode apoiar o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama

Por 29/10/2020janeiro 24th, 2022Sem comentários

Este ano, o mote da campanha do Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) foi “Quanto antes melhor”

Chega ao fim o Outubro Rosa – campanha de prevenção ao câncer de mama que acontece mundialmente, a fim de estimular as mulheres a estarem atentas a sinais diferentes em seus corpos e, assim, iniciarem o diagnóstico no estágio precoce. Entretanto, o alerta segue o ano todo, uma vez que o câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta as brasileiras, sendo representado por 29,7% dos cânceres que acometem as mulheres.

Atuais estudos do INCA – Instituto Nacional do Câncer, apontavam para em torno de de 66 mil novos casos em 2020 no Brasil, o que significa uma incidência de cerca de 62 casos a cada 100.000 mulheres. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas se as medidas cabíveis fossem adotadas no tempo adequado.

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Quero consultar agora

Médicos plantonistas na palma da sua mão

Pandemia promove queda na procura por consultas médicas

Mesmo com o forte apelo da campanha do Outubro Rosa, dados publicados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), apontam que, em 2017, somente 24% das mulheres que deveriam realizar a mamografia pelo SUS fizeram o exame, sendo que o recomendado seria que cerca de 70% o realizasse.

Se esse já era um dado preocupante, com a pandemia do Coronavírus, a mamografia no SUS sofreu uma queda de 47% de 2019 para 2020, sendo que os exames, de uma maneira geral, tiveram uma queda de aproximadamente 75%, já que as pessoas precisaram praticar o isolamento social e, com isso, deixaram de realizar exames de rotina e consultas médicas. Somado a isso, a ANS – Agencia Nacional de Saúde, divulgou que 327 mil pessoas perderam o convênio médico.

Teleconsulta: O que é, como funciona e quais as vantagens?

Com isso, a telemedicina, a partir das consultas médicas online, se tornou uma importante aliada da população para o apoio à saúde, e foi inclusive oficialmente liberada pelos órgãos regulamentadores para esse fim. Agora, a partir da tecnologia, basta acessar a plataforma de teleconsulta de um celular ou computador para conversar remotamente com um médico por videoconferência.

Segundo Dra. Luciane Camargo, ginecologista da equipe do Médico24hs, a consulta médica a distância tornou possível o acesso do paciente a médicos de diversas especialidades e se tornou um meio de se estimular o cuidado com a saúde sem que o paciente sequer precise sair de casa.

A telemedicina aproximou as pessoas dos médicos e humanizou o atendimento por vias digitais, possibilitando o acesso à atenção primária, orientação profissional para tirar dúvidas, realização de diagnósticos no conforto de seus lares e, até mesmo, a investigação mais detalhada, com o acompanhamento de sintomas mais graves e o pedido de exames online. Em nossa plataforma, emitimos também receitas médicas e temos um olhar atento e personalizado para cada paciente, exatamente como acontece em uma consulta presencial.

Na ginecologia, especialmente em casos com suspeita de câncer de mama ou confirmação, nós podemos monitorar o paciente de forma integral, realizar um atendimento multiprofissional com médicos de outras especialidades e psicólogos para apoiarem toda a família. E quando necessário, o paciente é encaminhado para consultas e exames presenciais. Tem sido realmente uma experiência muito benéfica, que fortaleceu a relação médico-paciente”, relata a médica.

5 dicas para aumentar a imunidade na pandemia.

Quais os principais sintomas e como se prevenir

De acordo com o INCA, os principais sinais do câncer de mama são:

  • Nódulo (caroço) endurecido, fixo e indolor nas mamas
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
  • Alterações do aspecto dos mamilos
  • Possível aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas
  • Assimetria entre as mamas
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

A prevenção requer, especialmente, um combo saudável bastante conhecido e comentado pelos profissionais de saúde: prática frequente de atividade física e a adoção de uma alimentação equilibrada. Já foi comprovado que em torno de 30% dos casos podem ser evitados com esses hábitos, assim como a amamentação, que é considerada um fator protetor.

Anualmente, a partir dos 40 anos, é fundamental que seja realizada a mamografia de rastreamento, devido às altas chances de detecção precoce da doença para um tratamento imediato da paciente. Entretanto, além do exame, é necessário ter um acompanhamento médico personalizado, para que o especialista possa avaliar o histórico da mulher e solicitar outros exames que precisem ser realizados, assim como atuar de forma efetiva em ações de prevenção e conscientização.

“É importante ressaltar que a pandemia vai passar, mas outras doenças não. O câncer tem cura, desde que seja descoberto a tempo da realização de um tratamento adequado e imediato. Por isso, enfatizo que realizar consultas de rotina, mesmo durante esse momento, segue sendo necessário para a manutenção da saúde feminina e para prevenir outras tantas condições. Nós estamos à disposição das mulheres e suas famílias, seja onde vocês estiverem, para levar bem-estar e apoio médico de qualidade, com a segurança que você precisa”, conclui Dra. Luciane Camargo.

Como funciona a consulta médica online

Está com alguma queixa e precisando de suporte médico? Não deixe de procurar a ajuda de nossa equipe.

  1. Preencha rapidamente seu cadastro.
  2. Selecione uma modalidade de atendimento, sendo o plantão médico 24h ou o agendamento com um médico de uma especialidade específica para sua necessidade.
  3. Se escolher o agendamento, selecione o horário que gostaria de ser atendido. Caso escolha o plantão, o atendimento acontecerá após a etapa abaixo.
  4. Realize o pagamento da sua teleconsulta
  5. Pronto! Pontualmente, no horário do atendimento médico, certifique-se de que está com um bom sinal de internet, assim como com o microfone e câmera funcionando. Boa consulta!

Acesse nosso site e agende já sua teleconsulta. Não deixe para depois o cuidado que você pode adotar agora. Conte conosco a qualquer instante!

Quer realizar uma consulta online com um médico?

  • Prescrição digital  e pedidos de exames
  • 100% online e com preços acessíveis