Este ano, o mote da campanha do Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) foi “Quanto antes melhor”

Chega ao fim o Outubro Rosa – campanha de prevenção ao câncer de mama que acontece mundialmente, a fim de estimular as mulheres a estarem atentas a sinais diferentes em seus corpos e, assim, iniciarem o diagnóstico no estágio precoce. Entretanto, o alerta segue o ano todo, uma vez que o câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta as brasileiras, sendo representado por 29,7% dos cânceres que acometem as mulheres.

Atuais estudos do INCA – Instituto Nacional do Câncer, apontavam para em torno de de 66 mil novos casos em 2020 no Brasil, o que significa uma incidência de cerca de 62 casos a cada 100.000 mulheres. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas se as medidas cabíveis fossem adotadas no tempo adequado.

Pandemia promove queda na procura por consultas médicas

Mesmo com o forte apelo da campanha do Outubro Rosa, dados publicados pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), apontam que, em 2017, somente 24% das mulheres que deveriam realizar a mamografia pelo SUS fizeram o exame, sendo que o recomendado seria que cerca de 70% o realizasse.

Se esse já era um dado preocupante, com a pandemia do Coronavírus, a mamografia no SUS sofreu uma queda de 47% de 2019 para 2020, sendo que os exames, de uma maneira geral, tiveram uma queda de aproximadamente 75%, já que as pessoas precisaram praticar o isolamento social e, com isso, deixaram de realizar exames de rotina e consultas médicas. Somado a isso, a ANS – Agencia Nacional de Saúde, divulgou que 327 mil pessoas perderam o convênio médico.

Com isso, a telemedicina, a partir das consultas médicas online, se tornou uma importante aliada da população para o apoio à saúde, e foi inclusive oficialmente liberada pelos órgãos regulamentadores para esse fim. Agora, a partir da tecnologia, basta acessar a plataforma de teleconsulta de um celular ou computador para conversar remotamente com um médico por videoconferência.

Segundo Dra. Luciane Camargo, ginecologista da equipe do Médico24hs, a consulta médica a distância tornou possível o acesso do paciente a médicos de diversas especialidades e se tornou um meio de se estimular o cuidado com a saúde sem que o paciente sequer precise sair de casa.

A telemedicina aproximou as pessoas dos médicos e humanizou o atendimento por vias digitais, possibilitando o acesso à atenção primária, orientação profissional para tirar dúvidas, realização de diagnósticos no conforto de seus lares e, até mesmo, a investigação mais detalhada, com o acompanhamento de sintomas mais graves e o pedido de exames online. Em nossa plataforma, emitimos também receitas médicas e temos um olhar atento e personalizado para cada paciente, exatamente como acontece em uma consulta presencial.

Na ginecologia, especialmente em casos com suspeita de câncer de mama ou confirmação, nós podemos monitorar o paciente de forma integral, realizar um atendimento multiprofissional com médicos de outras especialidades e psicólogos para apoiarem toda a família. E quando necessário, o paciente é encaminhado para consultas e exames presenciais. Tem sido realmente uma experiência muito benéfica, que fortaleceu a relação médico-paciente”, relata a médica.

Quais os principais sintomas e como se prevenir

De acordo com o INCA, os principais sinais do câncer de mama são:

  • Nódulo (caroço) endurecido, fixo e indolor nas mamas
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
  • Alterações do aspecto dos mamilos
  • Possível aparecimento de pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas
  • Assimetria entre as mamas
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

A prevenção requer, especialmente, um combo saudável bastante conhecido e comentado pelos profissionais de saúde: prática frequente de atividade física e a adoção de uma alimentação equilibrada. Já foi comprovado que em torno de 30% dos casos podem ser evitados com esses hábitos, assim como a amamentação, que é considerada um fator protetor.

Anualmente, a partir dos 40 anos, é fundamental que seja realizada a mamografia de rastreamento, devido às altas chances de detecção precoce da doença para um tratamento imediato da paciente. Entretanto, além do exame, é necessário ter um acompanhamento médico personalizado, para que o especialista possa avaliar o histórico da mulher e solicitar outros exames que precisem ser realizados, assim como atuar de forma efetiva em ações de prevenção e conscientização.

“É importante ressaltar que a pandemia vai passar, mas outras doenças não. O câncer tem cura, desde que seja descoberto a tempo da realização de um tratamento adequado e imediato. Por isso, enfatizo que realizar consultas de rotina, mesmo durante esse momento, segue sendo necessário para a manutenção da saúde feminina e para prevenir outras tantas condições. Nós estamos à disposição das mulheres e suas famílias, seja onde vocês estiverem, para levar bem-estar e apoio médico de qualidade, com a segurança que você precisa”, conclui Dra. Luciane Camargo.

Como funciona a consulta médica online

Está com alguma queixa e precisando de suporte médico? Não deixe de procurar a ajuda de nossa equipe.

  1. Preencha rapidamente seu cadastro.
  2. Selecione uma modalidade de atendimento, sendo o plantão médico 24h ou o agendamento com um médico de uma especialidade específica para sua necessidade.
  3. Se escolher o agendamento, selecione o horário que gostaria de ser atendido. Caso escolha o plantão, o atendimento acontecerá após a etapa abaixo.
  4. Realize o pagamento da sua teleconsulta
  5. Pronto! Pontualmente, no horário do atendimento médico, certifique-se de que está com um bom sinal de internet, assim como com o microfone e câmera funcionando. Boa consulta!

Acesse nosso site e agende já sua teleconsulta. Não deixe para depois o cuidado que você pode adotar agora. Conte conosco a qualquer instante!

Brasil Telemedicina

Autor Brasil Telemedicina

Mais artigos por Brasil Telemedicina

Deixe uma resposta















 
close-link